terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

1898 - FESTAS AO MÁRTIR - CAPÍTULO VII






programa 


25 de Junho
Alvorada - A festividade será anunciada por três descargas de 21 morteiros e três girândolas de foguetes.

14,00 - Duas Bandas de música, do sr. Nunes, de Freamunde, e do sr. Baptista, de Paços, percorrerão os principais lugares desta formosa povoação.

26 de Junho
11,30 - Haverá missa solene a grande instrumental pela "capella" do sr. Nunes, exposição do Santíssimo Sacramento, e sermão pelo distinto orador sagrado, reverendo abade de Lustosa, D. António Barbosa Leão.


 D. António Barbosa Leão




16,00 - Sairá uma vistosa procissão, com cinco bem ornamentados andores, sobretudo o do Mártir, pela sua brilhante decoração.

Noite - Haverá um vistoso fogo do ar e d'artifício, a cargo dos pirotécnicos Melro e Maravilhas, iluminação à crivo e à moda do Minho, havendo dois brilhantes arcos, um no Alto da Feira e outro no Largo de S. Francisco.

Honra, pois, aos briosos festeiros que se não poupam a esforços e cuidados para que esta festividade se realize com a máxima decência e esplendor desusado.



curiosidades 

S. Pedro e S. Paulo


No dia 26, foram inauguradas duas formosas imagens dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, destinadas ao altar do Apóstolo Santo André, padroeiro da Confraria das Almas, da Igreja matriz. 

O "bom" abade de Lustosa, D. António Barbosa Leão, foi mais tarde Bispo do Porto.

Iluminações à crivo e à moda do Minho. Ruas iluminadas com balões e enfeitadas com ramagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário