terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

1903 - FESTAS AO MÁRTIR - CAPÍTULO XII



programa 


27 de Julho
Salva de morteiros à alvorada, ao meio dia e à noite.
Os tradicionais Zés P'reiras anunciarão o primeiro dia das grandes festividades.


Coreto alugado



Tarde - A Banda do sr. Nunes percorrerá os principais lugares, e à noite, num elegante coreto, em frente à Praça do Mercado, executará alguns trechos do seu escolhido repertório.


28 de Julho
Alvorada - Subirão ao ar algumas girândolas de foguetes e a mesma Banda tocará em diversos lugares.
 
11,00 - Missa solene a grande instrumental pela "capella" do mesmo sr. Nunes, S.S, exposto, subindo ao Evangelho, ao púlpito, o muito conhecido e distinto orador sagrado, reverendo Cunha, mui digno abade de Souzela.

16,00 -  Sairá uma vistosa procissão em que se incorporarão, além de diversas Irmandades desta freguesia, grande número de padrões de prata, crescido número de bem vestidos anjinhos, quatro andores, sendo dois de proporções gigantescas, palco, duas bandas de música, a do sr. Nunes (Freamunde) e a dos snrs. Conceições (Negrelos).

Sr. Mendes (Vizela)



Depois de recolhida a procissão, continuará o arraial e à noite haverá uma profusa iluminação à moda do Minho e à crivo, um grande e variado fogo de artifício e do ar, subindo alguns aeróstatos, tocando até à uma ou duas horas da madrugada, e alternadamente, três conceituadas bandas de música: do sr. Nunes (Freamunde); Dos Conceições (Negrelos) e de Vizela, sob direcção do sr. Mendes.
A armação está confiada aos conceituados armadores, snrs Joaquim António Ribeiro & Filhos, e o fogo é fornecido por três pirotécnicos.



curiosidades 
Por motivos inesperados, a Banda de Vizela faltou.

Algumas casas encontravam-se profusamente iluminadas, sobressaindo as de Manoel Alves da Cruz, Ângelo Ferreira Monteiro, Manoel Barros, Valentim Cardoso... Na de Manoel Barros destacava-se uma estrela que produzia um efeito deslumbrante, e no portão do rev. Florêncio de Vasconcelos um primoroso arco.

Tanto a estrela como o arco foram traçados a capricho pelos ilustres snrs Arnaldo Cruz e Padre Florêncio Vasconcelos, que também faziam parte da comissão de festejos.

* Zé P'reira - Tocador de bombo utilizado para anúncio de festas. Figura imortalizada pelo pintor português José Malhôa (Caldas das Raínha-1855/Figueiró dos Vinhos-1933).

* Capella ou Capela - Grupo de cantores e instrumentistas que asseguravam o serviço litúrgico cantado nas igrejas e catedrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário