domingo, 29 de setembro de 2024

"VIAGEM PELO TEMPO", por Joaquim Pinto (15)

 FREAMUNDE/PAÇOS - "DERBYS ETERNOS" (18)


ÉPOCA 88/89





Foi em estado de graça que o Freamunde se apresentou.
Ao "leme" continuava o timoneiro Jorge Regadas - agora coadjuvado por Júlio "Guerra" - , que avalizou, inicialmente, onze contratações, com reflexos importantes na equipa de futebol: Cordas (ex-Marialvas), Bráulio (ex-Elvas), Carlitos (ex-Maia), Lakota (ex-Tirsense), Avelino (ex-Ermesinde), Marcos António (ex-Paços de Ferreira), Abel (ex-Vieira), Patena (ex-Vizela), Lawden (ex-Sandinenses), Paulo Fernando e Zé Rodas (ex-União Lamas).
Por capricho do sorteio coube ao nosso representante visitar Paredes na jornada inaugural (derrota por 2-1), recendo, depois, no "Carvalhal", o Paços de Ferreira.
Em dia de grande canícula - casa "pobre" em assistência, apenas mil e quatrocentos pagantes, quase todos "doentinhos" dos "azuis e brancos". Clássicos a uma só cor, sem seguidores do outro lado, nunca, nunca presta -, os "canarinhos" marcaram à frente, logo aos quinze minutos. Podia lá ser!... Os "Capões" não estavam muito habituados à desvantagem, perante os vizinhos. Vai daí, lançaram-se à ofensiva, desenfreada, chegando à igualdade no recomeço da partida, por Marcos António. Sempre ele. E assim terminou o jogo, com uma igualdade no marcador. Foi o que se pôde arranjar.









Ficha do Jogo:

Freamunde - 1/Paços de Ferreira - 1

Árbitro: Cunha Antunes (Braga)

Freamunde: Miguel, Carlitos (Roberto, 45), Bráulio, Américo e Domingos Santos;  Lakota, Avelino e Marcos António (Altino, 83); Luís Filipe, Patena e David.
Treinador: Jorge Regadas

Paços de Ferreira: Caldas, Mota, Mauro, Toni e Adalberto; Nuno (Monteiro, 43), Quim e Fernando Jorge; Amado, Tozé e Vitor Jesus (Batista, 78).
Treinador: António Luz

Marcadores: Fernando Jorge (15) e Marcos António (46)


XXX   

No recomeço da competição, o Paredes provou a vingança dos "azuis", servida com todos os requintes de malvadez. 4-0 cheirava a goleada.
P´ra Paços foi tudo!

Ficha do jogo:

Paços de Ferreira - 0/Freamunde - 1

Árbitro: Sepa Santos (Lisboa)






Paços de Ferreira: Caldas, Monteiro, Martelo, Toni e Mauro; Quim, Celestino e Fernando Jorge (Sousa); Amado, Tozé e Zé Manel (Vitor Jesus).
Treinador: Vitor Oliveira



Em cima: Marcos António, Augusto, Bráulio, Carlitos, Zé Rodas, Cordas
Em baixo: Roberto, Américo, Avelino, Lowden, David

Freamunde: Cordas, Carlitos, Bráulio, Américo e David; Augusto, Avelino e Marcos António; Zé Rodas (Lakota), Roberto (Paulo Fernando) e Lowden.
Treinador: Jorge Regadas

Marcador: Lakota (70')

Cedo o Freamunde alardeou superioridade. O jogo foi de ascendente lógico dos pupilos de Jorge Regadas, com uma resistência de puro sacrifício do seu antagonista. Até ao golpe fatal, saído, aos setenta minutos, do cutelo de Lakota.
Os pacenses tanto queriam ganhar!...
Como na maioria das vezes tiveram que regressar aos balneários vergados à mágoa do sonho despedaçado.
Os adeptos da casa, esses, limitaram-se a lamentar o seu desgosto com lágrimas à mistura. Afinal, é tudo uma questão de hábito!
O Freamunde acabaria o campeonato com um fantástico e surpreendente segundo posto na geral, logo atrás do campeão Tirsense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário