programa
08 de Julho
Alvorada - Uma estrondosa girândola de foguetes anunciará o início das grandiosas festas de Freamunde, que, então, se apresentará vistosamente engalanada e ornamentada com decorações delineadas pelo cenógrafo Rebelo Júnior.
12,00 - Depois de uma salva de morteiros, fará a sua apresentação numeroso grupo de Zés P'reiras, que, acompanhados de gigantones e cabeçudos,
percorrerão toda a Vila.
15,00 - Dará entrada no arraial a excelente Banda de Freamunde, que, depois de percorrer todas as ruas, executará durante a tarde, em coreto apropriado, as mais selectas peças do seu repertório.
À noite, uma salva de morteiros porá termo às festividades do dia.
09 de Julho
8,00 - Uma salva de morteiros e o estralejar de foguetes, acompanhados de ensurdecedora música dos Zés P'reiras, darão início ao segundo dia de festas. Em seguida, a Banda de Freamunde percorrerá novamente as ruas da Vila.
17,00 - Terão início várias diversões desportivas, entre as quais uma bem organizada corrida de bicicletas, para amadores, na qual serão disputados muitos e artísticos prémios.
Durante a tarde - proceder-se-á, numa barraca erguida na Praça do mercado, a uma quermesse, em que serão leiloadas valiosas prendas, gentilmente obtidas por um grupo de senhoras.
Das 19,00 às 21,00, concerto pela Banda de Freamunde, com um selecto programa.
22,00 - Dará entrada na Vila, percorrendo as principais ruas, a afamada Banda de Pevidém.
23,00 - Esta Banda e a de Freamunde subirão aos seus coretos, iniciando-se, assim, o grandioso festival nocturno, em que milhares de lumes, artisticamente dispostos pelo hábil iluminador A. Ribeiro e Pontes, da Póvoa do Varzim, farão realçar as brilhantes decorações e ornamentações.
Entretanto, aquelas duas apreciadas Bandas, executarão em renhido certame, os melhores trechos do seu repertório.
Ao mesmo tempo prosseguirá a quermesse, sendo queimado vistoso fogo de ar, confeccionado por dois conceituados piretécnicos do Norte do País.
4,00 hrs da madrugada - Serão lidadas duas "atrevidas vacas de fogo", encerrando-se, assim, as Festas da Vila.
curiosidades
As Festas passaram a denominar-se "Festas da Vila" pois, do rol de iniciativas, apenas vingava a componente profana.
As manifestações religiosas não constavam do programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário