terça-feira, 17 de setembro de 2024

"VIAGEM PELO TEMPO", por Joaquim Pinto (3)

SPORT CLUBE DE FREAMUNDE
"HISTÓRIAS E LEMBRANÇAS ÚNICAS" (2)


O "AZUL" QUE NOS IDENTIFICA



Em Novembro de 1935 é extinta a denominada Liga Invicta e o Freamunde Sport Clube filia-se na Associação de Futebol do Porto, preparando-se para entrar no Campeonato da Promoção.




Cartão de Associado


O azul já era a referência predominante da sua bandeira. O "vermelho", na indumentária, tinha ficado para trás. Por imposição.
O Clube optava assim por camisola azul,  meias pretas (única parte do equipamento que se "salvou", usadas até 1948, aproximadamente) e calções brancos, tonalidades que ainda hoje perduram. E porquê esta escolha?...Conta-se que nesses remotos tempos a povoação integrava comunidades judaicas - o sobrenome de vários freamundenses - Pinheiro, Carvalho, Pereira, Nogueira... (alusão a árvores, sobretudo de fruto), é elucidativo -, daí o azul, a sua cor predilecta. Haverá algum fundamento em tudo isto?... Sinceramente, não sei.
Todas estas metamorfoses não chegaram, contudo, para selar o desaparecimento da Instituição.


Equipa do F.S.C. (Época 1939/1940)
Em cima: Chico "da Fonte" - Zinho Sistelo - Miguel Barros - Hercílio Valente - Leonel - Zé Viana - Júlio Gomes (Dirigente) - Américo Taipa (Dirigente)
Em baixo: Maximino "da Couta" - Adão Viana - Alberto Matos - Alberto Augusto - João Taipa

Já sobre o emblema, e através de documentos fotográficos existentes, ainda na década de trinta, pode constatar-se que o mesmo era composto apenas por cinco vértices, fazendo lembrar a Internacional Socialista.



Atleta António "Careca" 
Camisola bordada com emblema de cinco vértices, já o azul tinha substituído o vermelho no equipamento

Por pouco tempo foi exibido. A política entrou de novo na história do Clube. O símbolo de identidade também foi proibido.


O emblema chegou a constar apenas de uma bola com as iniciais do Clube em cima

"Inventaram-se" alguns, que não vingaram, e só no final da II Grande Guerra Mundial, depois da rendição e capitulação em Maio de 1945 das tropas Alemãs perante os Aliados, já com o comando técnico da equipa entregue ao Professor Gil Aires, o "distintivo", agora de seis vértices, qual "sósia" da Estrela de David, é orgulhosamente ostentado ao peito dos atletas freamundenses.


"Lição" do Prof. Gil Aires aos seus alunos



Equipa (Época 1946/1947)
Em cima: Zeca "Mirra" - Agostinho Machado "Barroco" - Casimiro "Russo" - Belmiro "da Riqueta" - Quim "Bica" - Hercílio Valente
Em baixo: João "Cherina" - José Maria "da Couta" - Adão Viana - João Taipa - Amaro "da Cavada"

A "bandeira" ia para todos os jogos, o que poderia provocar o incómodo de alguns "adversários" antissemitas. Será que havia conotações sionistas no seio do Clube?...