segunda-feira, 22 de junho de 2020

1907 - FESTAS AO MÁRTIR - CAPÍTULO XVI



programa 


13 de Julho
12,00 - Uma salva de morteiros anunciará a imponente festividade e os costumados Zés P'reiras atordoarão os ouvidos.

Zés P'reiras



13,00 - A acreditada Banda do sr. Nunes dará a alvorada depois de percorrer os principais lugares desta povoação. Serão lançadas algumas girândolas de fogo.


14 de Julho
Alvorada - Competente salva de morteiros.

10,00 - Missa solene a grande instrumental pela "capella" do sr. Nunes, exposição do Santíssimo Sacramento e sermão, sendo orador sacro o reverendo padre Francisco da Cunha Lima.

Filarmónica de Vizela



12,00 - A antiga filarmónica do sr. Mendes (Vizela), regida pelo distinto maestro e mui digno regente da antiga Banda dos Conceições, sr. Pereira, subirá ao palanque, dando-se princípio à quermesse, na Praça.

16,00 - Sairá da Igreja imponente procissão, onde se incorporarão Irmandades, bastantes cruzes de prata e ornamentados anjinhos (Armador: sr. Ribeiro & Filho), quatro andores, sendo um de elevadas proporções, precedida das afamadas Bandas.

Noite - Queima de vistoso fogo d'artifício, por três hábeis pirotécnicos: Pontes (Lustosa), Ribeiro (Sobrão de Cima) e Teles (Além do Regato). As Bandas tocarão nos coretos até altas horas da noite, saindo, depois, a já esperada vaca de fogo.


curiosidades 
Ano áureo foi considerado o de 1907. Além do arraial e das cerimónias religiosas, apresentou pela primeira vez número novos. Também, no dia 13 de Julho, as ruas mais centrais de Freamunde passaram a ser iluminadas por 24 lampiões a gás de acetileno, reinando entre os habitantes desta povoação grande júbilo e entusiasmo, havendo à noite música e queima de bastante fogo de ar.
Acetylene ou acetileno é um gás incolor, de odor pouco agradável que se liquefaz à temperatura de -83ºc. É muito instável, sob pequenas compressões se decompõe com muita facilidade libertando energia. O acetileno, produto obtido através de uma reação química de carbureto que dissolvido em água produzirá o gás, foi descoberto por Edmund Davy em 1836 na Inglaterra. 

Lampião a gás acetileno


Nos dias festivos, visitaram-nos os beneméritos cidadãos, nossos particulares amigos e importantes capitalistas de Vila Real, senhores Comendadores Barros e Jerónimo Correia Rosas.

Nas iluminações, sobressaiu, além de outros, o edifício da Assembleia Freamundense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário