terça-feira, 23 de junho de 2020

1915 - FESTAS AO MÁRTIR - CAPÍTULO XXIV


 


programa 


10 de Julho
Como por encanto Freamunde aparece revestida de galas para receber galhardamente os inúmeros forasteiros.
O largo da Igreja Matriz, Praça, os principais lugares e casas particulares encontram-se adornadas com mastros, festões, galhardetes, etc. Ao alvorecer, ao meio dia e à noite, repicarão os sinos e 3 estrondosas salvas de morteiros anunciarão os deslumbrantes festejos, sendo queimadas girândolas de foguetes.

15,00 - Dará entrada a Banda do sr. Nunes. Depois de percorrer as ruas mais centrais da freguesia, subirá ao coreto, deliciando-nos, até à noite, com algumas das suas melhores peças.


11 de Julho
Alvorada - Repique de sinos e estrondosas salvas de morteiros.

11,00 - Na Igreja Matriz, caprichosamente embelezada, será rezada missa solene, a grande instrumental, com sermão por orador afamado.

13,00 - Entrada na povoação da consagrada Banda dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, mais conhecida por Banda dos Guises.

16,00 horas - Majestosa procissão com 6 lindos andores, 6 galhardos lanceiros, grande número de anjinhos, figuras alegóricas, bastantes cruzes, Irmandades, clero, pálio e as duas citadas Bandas.

21,00 - Festival nocturno. 

A Igreja estará profundamente iluminada a tijelinhas.

Tijelinhas de cera



As ruas, praça e jardim ostentarão lindas ornamentações à veneziana, bem como as casas particulares que à passagem da procissão adornarão as janelas com colgaduras de damasco. Nas iluminações sobressairão lindos faróis.

As duas Bandas tocarão durante a noite os mais deliciosos trechos dos seus arquivos.

Para o ar subirá um lindo e variado fogo, fornecido por dois afamados pirotécnicos.



curiosidades 
Armador - Joaquim António Ribeiro & Filhos.
Na procissão, às borlas do Senhor dos Milagres, de que era protector o sr. Araújo, de Besteiros, seguraram os senhores Moreira Duarte, José Pinto Pereira Gomes "Zezinho da Casimira", José Coelho e José Silvério dos Santos.
Do andor do Coração de Jesus, foi protector o senhor Albino Matos.


Colgaduras



* Colgaduras - Colchas
* Damasco - Tecido de seda ou de lã monocromático cujo desenho, mate sobre fundo acetinado, é obtido através do efeito de debuxos.
* Debuxo - Ante-projecto de uma ilustração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário