Festas Sebastianas
É em plena Chã de Ferreira que se encontra a Vila de Freamunde cuja fundação é anterior à formação da nacionalidade.
O seu nome é formado por vocábulos de origem germânica plenos de significado: Fridus que significa Paz e Monde que dá ideia de Protecção, talvez por estar sob os desígnios da Paz e da Protecção que nesses já idos tempos em que os bárbaros povoavam a Península, Freamunde atraiu a si gentes pacíficas e de boas intenções que contribuíram para o seu engrandecimento.
Durante muitos ano, Freamunde andou arredada daqueles que têm constituído os poderes públicos, mas as gentes de Freamunde desde há muito que vêm norteando as suas vidas em direcção a dois dos pilares mais importantes de qualquer sociedade: Trabalho e Cultura; e têm aquela sabedoria simples mas segura dos que, ao longo dos tempos, souberam colher os ensinamentos que o acaso lhes trazia, souberam ver que caminhos tinham de pisar, para no futuro escolherem as suas próprias estradas.
Aliado aos ideais Freamundenses de Trabalho e de Cultura, surge ainda o associativismo, espírito que caracteriza estas gentes unidas e de interesses comuns.
Freamunde está no caminho do progresso; tudo o que para trás foi dito são razões válidas para que todos os Freamundenses se orgulhem de, uma vez mais, festejarem as suas Festas Sebastianas, de 12 a 15 de Julho (o mais colorido cartaz de uma vasta Região), cujo programa se dá, adiante, a conhecer.
programa
06 a 11 de Julho
Semana Cultural
06 de Julho (Sábado)
15,00 - Início do Festival de Folclore Concelhio.
18,00 - Abertura da "I Feira de Artesanato em Freamunde" e entrega de Prémios relativos ao Concurso de Quadras.
21,00 - Representação da peça "Roberta" de Romeu Correia, pelo GTF no Estúdio da Associação de Socorros Mútuos Freamundense.
07 de Julho (Domingo)
21,00 - Recital de poesia por Dr. José Carlos de Vasconcelos.
08 a 11 de Julho
Actuação de Artistas e Grupos Musicais Concelhios: "Duo Passos de Música", de Arreigada; "Irmãos Cunha", de Codessos; "Agrupamento Dávila", de Meixomil; "Carla Lopes", de Freamunde; "Fremúsica", de Freamunde; "Orebe", de Seroa; "Pinto & Gomes", de Figueiró; "Grupo de Jovens Amigos", de Penamaior; "Cristina Cerqueira Pinto", de Figueiró.
06 a 15 de Julho
Exposições de Pintura e Desenhos Infantis, na Sede da Junta de Freguesia.
12 de Julho (Sexta-Feira)
07,00 - Abertura das Festas com morteiros.
21,00 - Programa Musical com Agrupamento Concelhio.
22,00 - Actuação da Orquestra Típica e Coral de Águeda.
Encerramento - Corrida de 1 Vaca de Fogo.
13 de Julho (Sábado)
07,00 - Alvorada com morteiros. Durante o dia Bombos e Gigantones percorrerão as ruas da Vila.
16,00 - Encerramento das actividades Culturais.
21,00 - Festival de Folclore com os seguintes Agrupamentos: «Rancho Folclórico da Meadela-Viana do Castelo», «Etnográfico de Vila Praia de Âncora», «Ceifeirinhas de Sousela», «Rancho Folclórico de Gandarela de Basto-Celorico de Basto», «Tricanas da Lapa-Póvoa do Varzim» e «Rancho Folclórico "Tá-Mar" da Nazaré.
24,00 - Sessão de Fogo Preso.
Encerramento - Sessão de Fogo de Artifício e corrida de 2 Vacas de Fogo.
14 de Julho (Domingo)
07,00 - Alvorada com morteiros.
09,00 - Entrada da Banda de Música de Freamunde.
11,30 - Missa Solene a grande instrumental com Sermão.
14,00 - Entrada das Bandas de Música de Freamunde e Carris (Porto), seguida de Concerto.
18,00 - Entrada da Fanfarra do Corpo Nacional de Escutas de S. Tomé de Negrelos.
19,00 - Saída de Majestosa Procissão do Mártir S. Sebastião.
21,00 - Concerto pelas referidas Bandas de Música.
Encerramento - Sessão de Fogo de Artifício e corrida de 2 Vacas de Fogo.
15 de Julho (Segunda-Feira)
07,00 - Alvorada com morteiros.
14,00 - Tarde Desportiva (Atletismo) e lançamento de balões.
18,00 - Festival de Paraquedismo.
21,00 - Entrada dos Grupos de Bombos seguida de Festival: «"Os Divertidos"» e os »"Delaenses"», de Delães, «"Os Vilacondenses" de Vila do Conde», «Regional de Santo André», «"S, Simão» e «Santa Maria de Jazente", todos de Amarante, «"Os Castiços" e «"Estrelas do Norte", de Barcelos, «"Zés P'reiras Santo Estevão", de Vilela», «"Amigos da Paródia" de Penafiel», «"Zés P'reiras da Ordem-Lousada"», «"Voluntários de Baião"» e «"Os Mareantes do Rio Douro-V.N. Gaia"».
22,00 - Entrada da Fanfarra de Boim com desfile.
23,00 - Sessão especial de Fogo de Artifício.
24,00 - Monumental Marcha Luminosa, onde se incorporarão os mencionados Grupos de Bombos, Os Ranchos Folclóricos "Ceifeirinhas de Sousela", "S. Mamede de Seroa", "Ass. Folc. Independente de Sanfins", "Santa Maria de Lamoso" e ainda as Escolas de Samba "Kan-Kans" e "Barulhentas" de Ovar, "Trepa Coqueiro", "Unidos da Vila" e "Vai Quem Quer" de Estarreja, "Os Trapalhões" e "Os Carolas" de Albergaria.
02,00 - Espectacular sessão de Fogo Preso.
Encerramento - Corrida de bravíssimas Vacas de Fogo.
16 de Julho (Terça-Feira)
20,30 - Passagem de testemunho com jantar oferecido à nova Comissão.
24,00 - Girândola de foguetes e corrida de 1 Vaca de Fogo.
curiosidades
Comissão Executiva: David Costa Mendes (P), Abílio Augusto Bessa Viana, Agostinho Idalino Pacheco Santos, António Baptista Silva Ribeiro, António Fernando Martins Leal, António Ferreira da Cunha, António Leal da Silva, Carlos António Moreira Pacheco Ribeiro, Carlos António Neto Pereira, Jaime Manuel Neto Sousa Mendes, João Fernando Pacheco Sousa, Joaquim Fernando Castro Nogueira, Joaquim Gomes Neto, Joaquim Nascimento Bessa Pinto Gomes, Jorge Humberto Costa Moreira, José Carlos Pereira Martins, José Idalino Gomes Martins, José Leonardo Martins Pereira, José Nogueira Pinto, Manuel Alberto Costa Silva, Paulo Alexandre Machado Pereira Ferreira Querido, Rui Manuel Pinto Ribeiro.
Mulheres de festeiros em convívio |
Custo global das Festas - 17.500 contos, aproximadamente.
Despesas mais significativas:
Bandas de Música: Freamunde (450.000$00) e Carris (350.000$00).
As quantias contratualizadas diferiram. A Banda de Freamunde cobrou um valor superior à da Carris, contrariando o instituído há vários anos, quebrando o pacto.
Entende-se. A Banda da Carris (dirigida pelo ex-Maestro da Banda de Freamunde, António Baptista), porque Estatal, "atirou por baixo", muito aquém do valor praticado por outras congéneres civis. Daí...
A partir de então, os "cachets" das Bandas que alternaram nas "Sebastianas" nunca se "encontraram".
Pirotécnico (Francisco Ferreira Pontes & Filhos-Sucessores, de Lustosa) - 3.350.000$00.
Ornamentador e Iluminador (António Moreira dos Santos - Beire) - 1.600.000$00.
O objectivo inicial da Comissão era "entregar" o serviço a uma Iluminadora de Espinho, Maria Aurora Castro, que seduziu com um projecto inovador, sedutor, todo citadino, de bom efeito cromático e agradável configuração (havia quem ansiasse e propusesse), mas o orçamento apresentado esbarrava nas reais possibilidades financeiras da Comissão de Festas e o sonho ficou adiado.
Carros Alegóricos "7" (Francisco Abreu Lobo, de Felgueiras), com aluguer de roupas para personagens - 820.000$00.
Carros Alegóricos "5" construídos em Freamunde - 800.000$00.
Aluguer de baterias para Luz e Som destinados aos Carros Alegóricos (Radilectra-Gomes, Ldª - Lamego) - 326.400$00
Zés P'reiras - 897.000$00.
Escolas de Samba - 645.500$00.
Ranchos Folclóricos (Festival e Marcha) - 625.000$00.
Factos mais relevantes
"A Praça"
Estava escrito. A Praça, a Velha Praça tinha os "dias contados".
Terminados os festejos ao Mártir Sebastião, as máquinas invadiram e destruíram o espaço, nascendo um novo Centro Cívico. O processo dividiu opiniões, de nada valendo as vozes, poucas, que se levantaram.
Inéditas, as duas "Desfolhadas Minhotas" proporcionadas aos "saudosistas" e que se revelaram um êxito, tanto no contexto cultural como no financeiro. A "Quinta da Vista Alegre", gentilmente cedida, serviu de "Paraíso".
Dia de Páscoa - Para o preenchimento da noite, mantendo assim a tradição, a Comissão apostou, desta feita, na "prata da casa", entregando as honras do espectáculo de Música Rock, qual dérbi concelhio, aos Grupos "Boca Mansa", de Freamunde e "Divisão do Culto", de Paços de Ferreira.
Para o Baile de Passagem de Ano (Reveillon 90/91) a Comissão serviu-se do Salão de Exposições dos "Móveis Pinheiro", na Plaina. Lotação esgotada e objectivos plenamente cumpridos. Siga a rusga!...
Vários Leilões de oferendas... 2 Torneios de Futebol de Salão... Exploração da Cantina durante o ano (Festa dos "Móveis A. Vieira, Stª Luzia...). Enfim, não faltou trabalhinho aos abnegados "festeiros". De louvar o comprometimento constante, dentro e fora da Cantina, dessa bairrista, dessa Grande Mulher que dava pelo nome de Cecília "Loreira".
O prémio do sorteio entretanto lançado (Um lote de terreno na Quinta de Panelas) era bastante atractivo. O "problema" é que desta vez houve feliz contemplado. A Comissão pensou, pensou e resolveu, num golpe de audácia, comprar ao "sortudo" o pedaço de terra que legitimamente lhe pertencia.
Mais tarde, a verba resultante da venda do referido lote, por valores já bastante inflaccionados, iria originar, com dinheiros à mistura provenientes de "restos" de comissões anteriores e posteriores, um efeito tremendo na evolução e transformação das "Sebastianas".
Os principais dias de Festas aumentaram em número - a noite de Sexta-feira viu substituído o concerto habitual da Banda de Freamunde pelo convite à Orquestra Típica e Coral de Águeda. A ideia resultou.
Paraquedismo - O festival proporcionado pelos corajosos "artistas" do "Clube de Paraquedismo de Gaia", levou à avenida, em fase de desterro, que rasgou os terrenos de cultivo pertença da família Vasconcelos, uma multidão de entusiastas. De lamentar o acidente de que foi vítima um dos elementos do Clube: ao poisar o solo, uma pedra solta acabou por fraturar-lhe uma perna. Socorrido, foi de imediato transportado para o Hospital de S. João onde foi sujeito a cirurgia.
Houve novidades no programa oficial das Festas. Pela 1ª vez "apresentou-se" em livro, pleno de publicidade no interior.
Semana Cultural - Recheada de iniciativas, numa clara demonstração que a população freamundense nunca se divorciou, nunca andou arredada das actividades culturais, beneficiou, na sua organização, da colaboração da AALF (Associação de Artes e Letras de Freamunde) e da AJAF (Associação Juvenil Ao Futuro).
Concurso de Quadras "Sebastianas/91"
1º Prémio
Que prazer o dos velhinhos
Nas grades da nossa praça
Sambando com os olhinhos
Quando o cortejo ali passa.
Dina Zita Leal - Freamunde
MARCHA ALEGÓRICA (Programa)
Força a cavalo da GNR, Fanfarra, Cabeçudos e Gigantones abriam o desfile onde se incorporaram os Ranchos, Grupos de Samba e Zés P'reiras já mencionados.
Aos 5 carros alegóricos construídos por gente desta terra, juntaram-se 7 confeccionados na oficina de Francisco Abreu Lobo, de Felgueiras, e patrocinados por várias empresas
CARRO "TRÊS BANANAS"
CARRO "PALHAÇO DE CÚ PARA O AR"
CARRO "RAÍNHA"
CARRO "CAVALOS ALADOS"
CARRO "PAVÃO" (MALMEQUERES GIRATÓRIOS)
CARRO "ÍNDIOS"
CARRO "RITA RIBEIRO"
Nenhum comentário:
Postar um comentário