Festas Sebastianas
FREAMUNDE - TERRA DE TRADIÇÕES RICAS
Engalanam-se as ruas e os corações e Freamunde com ar festivo, torna-se vila anfitriã de tantos forasteiros. Forasteiros que vêm sorver um pouco deste ar fresco e desanuviado, conviver com esta gente do trabalho e da folia, pronta a receber e a dar-se, com hospitalidade e alegria.
Terra de tradições ricas a nível da cultura e do trabalho, Freamunde é a mais populosa freguesia do concelho e tem uma forma de estar particular e específica, perante as coisas e a vida.
A sua festa, que honra S. Sebastião, tem um misto de profano e sagrado, característica das romarias nortenhas, mas nenhuma a iguala em alegria, porque a solicitude do seu povo é marca singular que vem de longes tempos.
Interessa, pois, vir visita esta terra e conhecer melhor este povo que se preparou, para bem receber.
programa
10 de Julho (Sexta-Feira)
07,00 - Abertura das Festas com Morteiros.
21,30 - Actuação do Conjunto de Cavaquinhos "Henrique Lima Ribeiro" de Braga.
22,30 - Surpresa Musical.
Encerramento: Corrida de 1 Vaca de Fogo.
11 de Julho (Sábado)
07,00 - Alvorada com Morteiros. Durante todo o dia Bombos e Gigantones percorrerão as ruas da Vila.
21,00 - FESTIVAL DE FOCLORE com os seguintes Agrupamentos: «Rancho de Santa Maria Reguenga», «Rancho Folclórico de S. Romão do Coronado», «Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita (Monção)», «Rancho Típico do Ilhéu», «Rancho Folclórico Danças e Cantares Parceiros (Leiria)» e «Rusga de Joane».
24,00 - Sessão de Fogo Preso.
Encerramento: Sessão de Fogo de Artifício e corrida de Vacas de Fogo.
12 de Julho (Domingo)
07,00 - Alvorada com Morteiros.
09,00 - Entrada da Banda de Música de Freamunde.
11,30 - Missa Solene (Transmitida pela R.C.A.).
14,30 - Entrada das Bandas de Música de Freamunde e da Sociedade Musical de Pevidém.
18,00 - Entrada da Fanfarra do Corpo Nacional de Escutas-Agrupamento 93.
19,00 - Majestosa Procissão.
22,00 - Concerto pelas referidas Bandas de Música.
Encerramento: Sessão de Fogo de Artifício e corrida de Vacas de Fogo.
Dia 13 de Julho (Segunda-Feira)
07,00 - Alvorada com Morteiros.
18,00 - Será prestada homenagem a Freamunde.
21,00 - Entrada dos Grupos de Bombos (num total de 220 executantes: «Grupo de Zés P'reiras de Barcelinhos», «Grupo de Zés P'reiras de Vila Meã», «Zés P'reiras de Airães (Felgueiras)», «Bombos de Santa Maria de Jazente-Amarante», «Grupo Zés P'reiras Unidos da Paródia (Amarante)», «Grupo de Zés P'reiras Voluntários de Baião», «Grupo de Bombos de S. Faustino», «Gaiteiros Vilacondenses (Vila do Conde)», «Os Divertidos de Delães», «Grupo de Zés P'reiras de Duas Igrejas», «Grupo de Zés P'reiras de St Estevão-Vilela», «Grupo de Zés P'reiras "Os Castiços"-Barcelos» e «Grupo de Zés P'reiras "Os Amigos da Paródia"-Penafiel».
22,00 - Entrada da Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canavezes.
23,00 - Estrondosa sessão de Fogo de Artifício.
24,00 - Monumental Marcha Luminosa onde se incorporarão os referidos Grupos de Bombos, os Ranchos Folclóricos: «Rancho Juvenil de Galegos», «Rancho Folclórico da Citânia de Sanfins», «Associação Folclórica Independente de Sanfins de Ferreira», «Rancho Folclórico de S. Mamede de Seroa». «Rancho Folclórico de Stª Maria de Lamoso», «Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz» e ainda as Escolas de Samba: «Kan-Kans» e «Mangueira», de Ovar, «Bem Bom», «Os Morenos», «Vai Quem Quer» e «Côco Tropical», de Estarreja» e «Unidos da Vila», de Albergaria.
02,30 - Espectacular sessão de Fogo Preso.
Encerramento: Corrida de bravíssimas Vacas de Fogo.
Dia 14 de Julho (Terça-Feira)
22,00 - Noite de Música com o Agrupamento S. Domingos Band.
A Encerrar - Vaca de Fogo
curiosidades
Comissão Executiva - Guilherme José Gonçalves Silva (P), Agostinho Machado Ribeiro Alves, Américo Joaquim Batista Fernandes Valente, Antero Sousa Ribeiro, António Fernando Nunes, António José Moreira Pinto, António Manuel Gomes Cunha, Carlos Alberto Bessa Martins, Carlos Alberto Leão Vilar, Fernando Sacramento Moreira Silva, Francisco Graça Leão, Jacinto Joaquim Bessa Ribeiro, Joaquim Adelino Ferreira, Gomes Pereira, Joaquim Neto Santos, Joaquim Pacheco Santos, Jorge Alberto Pereira Leal, José Adolfo Ribeiro Marques, José António Ribeiro Alves, José Carlos Castro Carneiro, José Fernando Ferreira Ribeiro, José Idalino Nunes Nogueira, José Lima Pinto Moura, Osvaldo Pedra e Sousa, Paulo Jorge Sousa Lopes, Ricardo Coelho, Serafim Eliano Nogueira
Custo global das Festas - 20.500 contos, aproximadamente
Iluminador - António Moreira dos Santos - Beire
Pirotécnico - Francisco Pontes & Filhos Sucessores - Lustosa
Factos mais relevantes
Com o derrube da "Praça" o espaço transformou-se. Mas levou tempo, originando dificuldades na dinâmica organizativa.
Sem "cantina", montaram tenda de comes e bebes pela Stª Luzia, junto à Feira Nova. A ideia vingou e iria perdurar anos fora.
A novidade de Sexta-Feira (10-07) resultou no desfile de um Grupo de Samba. A noite "aqueceu".
No "lavar dos cestos", uma surpresa: pela primeira vez, depois do jantar de passagem de testemunho, houve diversão musical. O Agrupamento vizinho "S. Domingos Band" entreteve os "curiosos", antes da debandada final.
13-07 (Segunda-Feira):
18,00 - No adro da capela de S. Francisco, numa simbólica Homenagem a Freamunde, a Comissão descerrou a escultura do Santo invocado (S. Sebastião), inauguração que se reverteu duma forte carga emotiva.
Realizações para angariação de fundos
Lançamento de sorteio de 1 televisor, 1 relógio, 1 LP...
24-08-1991
21,30 - Arraial Minhoto, na "Quinta do Monte", com danças e cantares por Grupos Etnográficos, sardinhada e churrasco. Uma noite de boa disposição, com razoável afluência e mais uns cobres na tesouraria da Comissão.
11-07-1992
16,30 - Grandiosa Corrida de Toiros. Cavaleiros: José Maldonado Cortes, Frederico Carolino, Mário Bray e José Francisco Cortes. 4 Animais da ganadaria de Sommer d'Andrade (divisa: verde esmeralda e amarelo topázio). Forcados Amadores do Alentejo (Cabo - Lopes Fino).
19-06-1992
A Discoteca Tocata, por iniciativa da Comissão das Sebastianas, com quem estabeleceu parceria, teve a honra de receber nas suas modelares instalações um dos mais conceituados nomes do Fado: Carlos do Carmo, que se fez acompanhar pelos seus guitarristas privativos. Noite sublime, que encheu os corações de todos os presentes.
MARCHA ALEGÓRICA (Programa):
Um misto de temas históricos, bíblicos e alegóricos. As realizações artísticas, os usos, os costumes e as tradições espirituais assumem o papel de factos históricos, testemunhos dum património cultural que herdamos e pretendemos não só preservar, como passar aos vindouros.
Assim, a comissão das Festas Sebastianas/92 envidou esforços no sentido de apresentar aos freamundenses e seus amigos um pouco da sua história colectiva. Os carros do cortejo, TODOS CRIADOS E ELABORADOS NESTA VILA são a resposta a esse esforço.
Freamunde, "terra de cultura, trabalho e paz" mostra mais uma vez, ter gente capaz, ter homens de arte, amantes da terra e da cultura.
A esses homens e mulheres, o abraço amigo da comissão, pretendendo representar o abraço grato da população desta vila.
CARRO - "ESTA TERRA QUE NÓS AMAMOS" (Grupo de Coleccionadores de Freamunde).
CARRO - "O MUNDO DUAS FACES" (A.J.A.F.) - atenta aos problemas do Ambiente pretende chamar a atenção das pessoas para os inconvenientes da destruição do planeta. Os jovens pretendem exercer no verde. Basta de mundo negro e poluído!
CARRO - "O DESABROCHAR PARA A FORMAÇÃO E A ARTE" (Centro de Formação Profissional).
CARRO - "SÍMBOLOS DOMINANTES DO SÉCULO XX" - Os símbolos que neste momento dominam o mundo: Religião, Política, Ciência (átomo) e o Movimento.
CARRO - "NÃO ABANDONEM AS CRIANÇAS" (Amigos da A.A.A.F.)
CARRO - "SENTENÇA DE SALOMÃO" - A mãe verdadeira.
CARRO - "MASSACRE EM TIMOR"
CARRO - "EXECUÇÃO DE S. PAULO NO CÁRCERE" - Paulo e Pedro foram executados no mesmo cárcere.
CARRO - "ANITA EM VIAGEM"
CARRO - "CAÇA E PESCA"
CARRO - "TEMPESTADE ACALMADA" - Jesus adormeceu junto com os apóstolos quando navegava. De repente o mar transformou-se numa tempestade, só que um dos Apóstolos acordou, Jesus e ele levantaram-se erguendo os braços e tudo se acalmou.
CARRO - "BOMBEIROS DE FREAMUNDE"
CARRO - "SADDAM - GUERRA NO GOLFO" - O adorando o Deus que ele na altura gostava - A Morte.
CARRO - "CONDENADO A TRABALHOS FORÇADOS" - No cárcere de Gaza, Sansão teve que girar a mó de um moinho, e os seus olhos vazados encheram-se de quentes lágrimas de arrependimento suportando justamente tão humilhante castigo, Deus preparava-lhe uma última victória: ele impotente e prisioneiro, vencerá ainda os inimigos de Israel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário