Festas Sebastianas
Elas aí estão...
Depois de um ano de trabalho levado a cabo pela Comissão das Sebastianas 2007, constituída por 32 elementos, desejamos que se divirtam e sejam felizes.
Estamos conscientes que num universo tão grande de freamundenses e visitantes, não iremos agradar a toda a gente, mas duma coisa temos a certeza: pela dedicação, pelo esforço, pelo trabalho, pela coragem, estamos todos de consciência tranquila pelo empenho que pusemos na responsabilidade e honra de organizar as nossas festas.
Num ano de crise acentuada, tudo foi feito para que não deixássemos cair nem defraudar a qualidade a que as Sebastianas nos habituaram.
A todas as entidades públicas, industriais e comerciantes de Freamunde e de outras localidades, e que foram muitas, o nosso muito obrigado pelo apoio que nos foi dado.
A todas as pessoas que colaboraram com este grupo de trabalho nos diversos eventos que realizamos ao longo do ano, expressamos a nossa maior admiração e gratidão pelo seu contributo. Bem hajam.
Aos nossos familiares mais diretos pela compreensão que tiveram, pelos muitos momentos em que estivemos ausentes do convívio familiar ao longo deste ano, bem como pela paciência que tiveram connosco, os nossos agradecimentos.
Queremos também agradecer o apoio que nos foi dado e transmitido pelas comissões anteriores.
Por último, queremos deixar à Comissão das Sebastianas 2008, uma mensagem de força e de coragem e muitas felicidades na realização de uma das maiores festas do país, as Sebastianas...
A Comissão
programa
30 de Junho (Sábado)
15,00 - Entrega de Prémios do Concurso de «Quadras Sebastianas 2007», Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós, no Auditório Fernando Santos da Casa da Cultura de Freamunde.
20,30 - Novena
22,00 - Festival de Folclore do Grupo Folclórico da Cidade de Freamunde.
01 de Julho (Domingo)
14,30 - Leilão Gastronómico.
17,00 - Grupo Coral Associação Cultural de Salreu no Salão Paroquial de Freamunde.
21,00 - Grupo de Dança Star Girls - Escola EB 2,3 de Freamunde.
21,30 - Espectáculo pelo Grupo de Castanholas de Freamunde - Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós.
02 de Julho (Segunda)
20,30 - Novena.
21,00 - Concerto pelo Quarteto de Saxofones do Vale do Sousa.
22,00 - Espectáculo Hip-Hop Aerokids - Ginásio Sport'studio Santos.
03 de Julho (Terça)
20,30 - Novena.
21,00 - Grupo de Dança Meddley Dance.
21,30 - Actuação Ginásio X-Sport.
22,30 - Actuação do Grupo "Os Monumentais de Ferreira".
04 de Julho (Quarta)
20,30 - Novena.
21,30 - Concerto pela Banda de Freamunde.
05 de Julho (Quinta)
20,30 - Novena.
21,00 - Actuação pelo Ginásio Juska Gym.
22,00 - Espectáculo musical surpresa.
06 de Julho (Sexta)
19,45 - Homenagem aos festeiros das Sebastianas já falecidos, junto à imagem do Mártir S. Sebastião, à Capela de S. Francisco.
20,30 - Novena.
21,30 - Espectáculo com Simply Live.
22,30 - Concerto de Paco Sousa.
23,00 - Concerto de Pedro Barroso.
00,00 - Espectáculo pirotécnico de abertura - GJR Pirotecnia.
01,00 - 5ª Noite de Bombos.
03,00 - Corrida de 5 Vacas de Fogo.
07 de Julho (Sábado)
08,00 - Alvorada.
09,30 - Entrada de Grupos e Gigantones, que percorrerão as ruas da cidade.
14,30 - Tarde Infantil no Parque da Cidade - APOJ - Associação para os Jovens.
15,00 - Concentração de Vespas - Vespa Clube de Freamunde.
17,00 - Jazz no Rio, no Parque da Cidade.
22,30 - Concerto de Luís Represas.
00,30 - Sessão de Fogo Pirotécnico - GJR Pirotecnia.
03,00 - Corrida de 5 Vacas de Fogo.
08 de Julho (Domingo)
08,00 - Alvorada.
10,00 - Entrada da Banda de Freamunde, junto à Capela de S. Francisco.
11,00 - Missa Solene, na Igreja Matriz de Freamunde.
14,00 - Entrada das Bandas de Freamunde e de Arcos de Valdevez.
19,00 - Majestosa Procissão.
22,00 - Entradas das Bandas de Freamunde e de Arcos de Valdevez.
00,30 - Espectáculo de Bailado Aquático, com água e fogo - IVO-Events.
01,00 - Concerto pela banda "Expensive Soul".
03,00 - Corrida de 5 Vacas de Fogo.
09 de Julho (Segunda)
17,00 - Garraiada junto à Cepsa.
21,00 - Concentração e desfile dos Grupos de Bombos que farão parte da Marcha Alegórica.
23,00 - Monumental Marcha Alegórica.
03,00 - Espectáculo Piromusical, no Parque da Cidade - GJR- Pirotecnia.
03,30 - Garraiada junto à Cepsa.
04,30 - Corrida de 5 Vacas de Fogo.
10 de Julho (Terça)
19,00 - Jantar de passagem de testemunho à Comissão das Sebastianas 2008.
22,30 - Espectáculo com Zezé Fernandes.
01,30 - Corrida de 3 Vacas de Fogo.
curiosidades
Comissão Executiva - Ricardo Mendes (P), Adriano Santos, Albino Sousa, Américo Leão, Américo Costa, António Carneiro, António Nunes, António Pereira, António Santos, António Sousa, Arnaldo Leão, Bruno Costa, Bruno Cunha, Bruno Cristiano Costa, Carlos Mendes, Cristiano Lima, Ernesto Barbosa, Fernando Ribeiro, Fernando Barbosa, Gustavo Ribeiro, José Mendes, José Veiga, José Santos, José Ferreira, Leonel Teixeira, Manuel Nunes, Nuno Costa, Pedro Machado, Rui Coelho, Rui Ribeiro, Vitor Ribeiro.
Custo global das Festas - 300.000,00€, aproximadamente.
Analisadas as continhas, e porque restaram uns "patacos
", a comissão decidiu por unanimidade dotar os Bombeiros Voluntários de Freamunde de um desfibrilhador e um monitor para diagnósticos. Os referidos equipamentos permitiam assim dar uma assistência mais eficiente e mais rápida ao doente. O valor dos dois aparelhos importou em cerca de cinco mil euros, parte de alguns dos apoios que foram atribuídos a outras instituições de Freamunde que continuam a dar o seu contributo para umas "Sebastianas" cada vez maiores e melhores.
Iniciativas para realização de fundos
A exemplo de anos anteriores, houve todo um conjunto de actividades que foram desenvolvidas, salientando-se, pela sua envolvência, organização e visibilidade o Torneio de Futsal participado por 38 equipas, um número apreciável e que atesta o interesse que o mesmo vem despertando com o decorrer dos anos.
Os peditórios, sorteios, leilões, donativos ... a própria realização de um arraial minhoto, uma sempre apreciada noite de fados, uma "Rave Party" com Djs ajudaram a superar as dificuldades de tesouraria, atenuadas um pouco pela autarquia que liquidou toda a despesa em electricidade e concedeu também apoio logístico, licenças e palcos. Tudo para que as Festas pudessem manter ou até elevar a sua qualidade e dimensão.
Factos mais relevantes
Concurso de Quadras Sebastianas 2007
(Parceria ACRPD e Sebastianas 2007)
1º PRÉMIO
Portugal, onde o sol brilha,
Entre cantos e hossanas,
Tem mais outra maravilha:
As Festas Sebastianas!
"Sol"
Glória Marreiros - Portimão
A Comissão e a Junta de Freguesia de Freamunde proporcionaram a todos os freamundenses reportagem sobre a cidade de Freamunde e Sebastianas 2007, transmitida em diferentes dias e canais televisivos: Porto Canal, Canal13, TV Cabo e RTP Internacional.
A feitura dos carros alegóricos, planeada com antecedência e que envolve vários grupos de amigos freamundenses, desenvolve-se em várias fases: a primeira, a da construção do carro, é trabalhada num pavilhão anexo ao pavilhão oficina para onde os carros são posteriormente transferidos, procedendo-se então ao seu acabamento. A chamada fase mais delicada e prolongada.
O QUE SE DISSE
(Depois dos grandes dias...)
Um grupo de briosos freamundenses proporcionou-nos dias maravilhosos, de rara beleza. Bem hajam! As "Sebastianas" têm um atractivo e um entusiasmo difíceis de igualar. São uma realidade incontornável da nossa terra, que supera o vulgar acontecimento circunstancial, "marca" que devemos preservar, dinamizar e divulgar cada vez mais. O povo de Freamunde é único. Por isso, as suas Festas continuam as melhores! Sempre as melhores!
O modelo das Sebastianas - instituído há variadíssimos anos -foi mantido. O programa tentou abranger um vasto leque de gostos e idades, desde espectáculos a actividades culturais, recreativas e de carácter religioso.
A Associação Cultural e Recreativa "Pedaços de Nós" já nos habituou a eventos "sérios". Integrado na Semana Cultural, foi sua a realização do "Concurso de Quadras - Sebastianas/2007", bem como as jornadas de Reflexão e Saudade (III Edição). Ernâni Cabral, figura carismática deste torrão, foi a personalidade visada.
Dele, tivemos a oportunidade de apreciar uma exposição fotográfica de invulgar beleza e sensibilidade. Ernâni Cabral teve a honra de juntar a si, na abertura da exposição, representantes da vereação local e concelhia, conceituados jornalistas e muitos, muitos amigos.
«A fotografia tem de falar, tem de mostrar a expressão de amor ou tristeza que vem de um olhar, mãos que pedem caridade ou que antecipam um acto de violência, enfim, a foto tem de dizer tudo, sem dizer nada».
Foi ainda alvo de uma singela homenagem, em sessão solene, no Auditório Fernando Santos, da Casa da Cultura.
Os "Castanholeiros" são um "mundo", continuando a emocionar todo o freamundense. Vão dar muito que falar, podem crer! Força, rapaziada!
O folclore é a alegria do "povo". O espectáculo, organizado pelo Rancho desta cidade, proporcionou-nos momentos bem aliciantes. Não faltaram os "aventureiros" que aproveitaram o "convite" e também deram ao pé.
A surpresa de Quinta-Feira foi agradabilíssima. Até pelo facto da vocalista dos "Frei Fado D'el Rei" ser a nossa querida conterrânea Carla Lopes. Freamunde é um "ninho" de verdadeiros artistas.
Por falarmos em música, a Marcial de Freamunde continua nova e fresca. Como as "Sebastianas": a melhor, a mais conceituada deste País. Assemelha-se... como dizê-lo!... a um néctar de reserva especial, encorpado, de "grau" superior... É um regalo ouvir a nossa Banda que, em certos momentos, mais parece uma orquestra. A lotação do recinto, para o concerto da noite de Domingo, estava completamente esgotada. Impressionante!
A folia crescia de dia para dia. No espectáculo de Sexta-Feira, milhares de fãs "explodiram" de contentamento. Primeiro com o "nosso" Paco Sousa, para muitos o Paco Cunha - até que enfim!... Valeu ou não a oportunidade concedida? -, depois com Pedro Barroso. O cantor, de voz inimitável, já entradote na idade - mas só na idade, porque de espírito continua um jovem -, de viola na mão, mangas arregaçadas, sentia-se em casa, sempre pronto para a qualquer momento "incendiar", numa onda de ritmo e sedução.
Conseguiu-o. Plenamente. Notou-se bem na tristeza generalizada quando ao fim da 15ª (!) canção soltou um "obrigado, Freamunde. Adoro-vos!".
O público, completamente rendido, queria mais. O passo seguinte veio em forma de "encore" com um tributo a "Grandes" da música e da poesia: Zeca Afonso, Simone de Oliveira, Tonicha, Duarte Mendes, Carlos Paredes, Manuel Freire, José Carlos Ary dos Santos, Natália Correia, António Macedo... Não havia refrão que não estivesse na ponta da língua.
Volta sempre, Pedro! Quando quiseres!
Alegria não faltava para oferecer a quem nos visitava.
O concerto de Luís Represas, no Sábado, marcou o ponto alto das festas na sua dimensão profana.
No frenesim do baixo, do saxofone soprano e das guitarras eléctricas o público, conhecedor e participativo quanto baste, ficou completamente contagiado. Espectacular, entusiasmante, extraordinário...!; reacções de quem teve o privilégio de assistir ao concerto do ex-líder dos Trovante.
A banda "Expansil Soul" não defraudou as expectativas, fazendo gozar os apreciadores do "rap". E foram muitos, aos milhares, que não arredaram pé já a noite ia longa.
Mas houve mais. Os vespistas desta cidade continuam pujantes, fazendo reunir, em concentração, dezenas e dezenas de vespas vindas de todos os pontos do País.
Destaque também para a já tradicional "Noite de Bombos". Freamunde acolheu centenas de tocadores que mergulharam a cidade com as suas batidas ensurdecedoras.
A procissão - um dos momentos mais marcantes do religioso - arrastou um mar de gente pelas principais artérias urbanas, imbuída numa absoluta manifestação de fé.
No pálio, honras para o Reverendíssimo Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. António Taipa, filho amado desta terra, ladeado pelo também freamundense Padre João Peixoto e pelo Padre Samuel, pároco de Ferreira, vigário da vara.
A cidade, colorida, era um imenso tapete de flores naturais, trabalho minucioso e que pediu paciência e atenção.
Foi emocionante a passagem da procissão pela bairrista Gandarela, e a "vénia" prestada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Freamunde ao devoto Santo. Os corações elevaram-se ante o enternecedor momento.
Sentida foi, igualmente, a homenagem, simbólica, concedida aos festeiros já falecidos, junto ao monumento edificado em honra do mártir S. Sebastião.
O fogo de artifício e piromusical esteve à altura das festividades, de deslumbrante efeito. Os olhos de milhares de pessoas arregalaram-se perante o espectáculo multicolor, sobretudo na madrugada de segunda para terça, remate condigno do programa das festividades desse dia.
O arraial de segunda foi o culminar, em apoteose, das festas. O sentido da analogia está na intensidade que se vive essa noite, a grande noite das Sebastianas.
A folia começou bem cedo e só acabou ao nascer do sol. O centro de Freamunde estava cheio como um ovo.
O cortejo encheu as ruas de forasteiros que disputaram os melhores lugares do trajecto, esperando o momento ansiado: a passagem da Marcha, cheia de encanto, beleza e colorido.
Para delícia dos mais arrojados, as imprescindíveis vaquinhas de fogo. Durante toda a semana de festas foram queimadas 23 (!). Uma loucura!
Pronto. Foram assim as "Sebastianas", festas de bairrismo, de cultura e tradição.
J.P. in "Gazeta"
Marcha Alegórica (Programa)
Carro Remax
Abertura com cavalos da GNR
Fanfarra "Os Divertidos de Delães"
CARRO DE ABERTURA SEBASTIANAS 2007 (FREAMUNDE SAÚDA-VOS)
Gigantones
Grupo de Bombos "Juvenil Desportivo Cultural de Ferreira"
CARRO HOMENAGEM A FERNANDO SANTOS "EDURISA FILHO "1948-2005" (Autor: Fora d'Horas)
Escola de Samba "KanKans" de Ovar
CARRO BEIJA-FLOR (Autor: Amigos da Plaina)
Animação: Grupo de Andas
CARRO A MAGIA DE UM SONHO (Autor: The Girls)
Escala de Samba "As Baianas"
CARRO MEXICANO (Autor: Amigos da Plaina)
Associação Folclórica Independentes de Sanfins de Ferreira
CARRO QUESTÕES DE HONRA E CIVISMO (Autor: Amigos de Leigal)
Escola de Samba "Os Independentes da Vila)
CARRO MOBY DICK (Autor: Os Compinchas)
Animação - Leões Chineses com fogo de artifício
CARRO EU CAROLINA (Autor: Adriano e Amigos)
Grupo de Samba "Vai Quem Quer"
CARRO UM APELO À UNIÃO (Autor: Kinky Al)
Animação: Três Lagartas mais animação Brincando com Marionetas)
CARRO S. C. FREAMUNDE (Autor: Moca e Amigos)
Escola de Samba "Amigos do Samba)
CARRO MASCLETA (Sebastianas 2006)
Animação: Três Lagartas com bolas de sabão
CARRO OVNI'S CLUB (Autor: Amigos do Moca)
Animação: Bicicletas Radicais e Marionetas
CARRO FECHO "FELICIDADES 2008"
Grupos de Bombos: "Santa Maria Jazente"; "Santa Maria de Lamoso"; "Santa Maria de Sousela"; "Regional de S. Simão"; "Zés P'reiras de S. Tiago da Queimada"; "Os Cordovenses"; "Os Bairristas"; "Os Amigos da Galhofa"; "Amigos do Padrão"; "Grupo Desportivo e Cultural de Ferreira"; "Os Pestinhas"; Os Traquinas do Bairro"
CARRO REMAX
Nenhum comentário:
Postar um comentário