Festas Sebastianas
Iluminam-se e adornam-se as ruas e os nossos corações para, numa dádiva de cor e alegria, num halo de fraternidade e festa, estender a mão e o espírito a todos e tantos que nos visitam.
É assim Freamunde. São assim as Festas Sebastianas, reflexos também de um povo que sabe estar e conquistar pedaços do céu azul para dele fazer manto envolvente e acolher, oferecer convívio, amizade, paragem no quotidiano de dores e cansaços.
É tempo de folia, mas é também tempo de memória e tempo de amor. Acorrem à lembrança todos que fizeram ontem e anteontem a alegria e a comunhão de todos.
Acorre o nome de Quim Loreira figura indelével e marcante dum povo que sabe brincar e ironizar sem macular o outro...
Mais uma vez um punhado de gente boa - vontade esqueceu-se de si e dos seus, para num ano a fio, dia atrás de dia, dar o seu melhor para que, chegados a esta semana, nada falhe neste movimento de abertura do peito ao forasteiro, ansioso do nosso espaço, ávido da nossa confraternização e da nossa alegria.
É mais uma edição das Festas Sebastianas, cumpre-se o calendário da nossa vida colectiva, fazendo jus ao nosso cognome de bairrista que nos auréola a fronte e nos cala no âmago, ao longo dos tempos. Ninguém regateia esforços nem sacrifícios, os que têm a missão de organizar e se constituíram em comissão, os que colaboram, os que pousam no prato um contributo...
Vai sendo tradição, tentar-se em cada ano fazer mais e melhor, em proporcionar cada vez mais conforto, mais júbilo, mais bem-estar. Foi assim que trabalhámos. Sempre tendo no horizonte esse lema, o de tornar mais e melhor, para servir a terra e os outros. Esperamos ter conseguido.
Gozemos pois estes dias de festa em plenitude e envolvamos os outros com esse manto azul feito fraternidade como só nós, gente desta nesga de terra que se engalana, sabe fazer e mostremos, mais uma vez, que somos gente que sabe dar-se e contagiar com a sua alegria e a sua abertura.
Com a satisfação e a consciência do dever cumprido, resta-nos apenas agradecer a todos que responderam à chamada e ao apelo e, duma forma ou outra, contribuíram para pôr de pé As Sebastianas/2002.
Nós somos apenas a face visível duma grande máquina que produz as festas.
Sem a colaboração imprescindível daqueles a quem batemos à porta, tufo ficaria aquém. Envolvemos todos no nosso amplexo de amizade e gratidão. Bem Hajam!
A Comissão das Sebastianas/2002
programa
06 de Julho (Sábado)
16,30 - Lançamento do Livro "Abraço" (Casa da Cultura).
21,00 - Inauguração das Exposições (A decorrer durante as Festas).
Fotografias Antigas - Bibliografia de Freamunde (Casa da Cultura).
Pintura (salão Paroquial)
Colectividades (Escolas Amarelas)
(Organização: APOJ e AJAF.
22,00 - Festival de Folclore (Organizado pelo Grupo Folclórico da Cidade de Freamunde).
07 de Julho (Domingo)
09,00 - Recepção aos Poetas.
11,00 - Solta de Pombos pela Sociedade Columbófila de Freamunde.
14,00 - Desfile da calçada composto por: (Crianças, Representantes das Colectividades de Freamunde, Rancho Folclórico de Sanfins, Poetas Populares "declamar poemas alusivos a Freamunde").
21,00 - Início da Pintura Alusiva às Festas Sebastianas.
21,30 - Actuação da Associação "Pedaços de Nós".
08 de Julho (Segunda-Feira)
22,00 - Teatro pelo Grupo Teatral Freamundense, com a peça "Medeia".
09 de Julho (Terça-Feira).
21,30 - Actuação da "Tuna Musical de Rebordosa".
10 de Julho (Quarta-Feira)
21,30 - Concerto pela Banda "Loose Ends".
11 de Julho (Quinta-Feira)
22,00 - Concerto pela Banda da "Associação Musical de Freamunde".
12 de Julho (Sexta-Feira)
23,30 - Actuação da Banda "Rádio Macau".
02,00 - Largada de 5 Vacas de Fogo.
13 de Julho (Sábado)
07,00 - Alvorada com Morteiros.
08,00 - Saída de vários Grupos de Bombos e Gigantones, percorrendo as ruas da Cidade e Concelho.
15,00 - Concentração de Vespas e Motas Antigas no Centro da Cidade.
23,00 - Concerto pelo Artista "Sérgio Godinho".
01,30 - Monumental sessão de fogo projectado a cargo de Pontes & Pontes, Ldª.
02,30 - Largada de 5 Vacas de Fogo.
14 de Julho (Domingo)
07,00 - Alvorada com Morteiros
09,00 - Entrada da Banda de Freamunde.
11,00 - Missa Solene.
14,30 - Entrada das Bandas de Freamunde e Lousada.
16,00 - Concerto pelas referidas Bandas.
18,00 - Entrada da Fanfarra de Lever (G.R.C de Lever)
![]() |
Fanfarra de Lever |
19,00 - Majestosa Procissão.
21,30 - Concerto pelas referidas Bandas.
01,30 - Concerto pela Banda "Ena Pá 2000".
03,00 - Sessão de Fogo Preso
03,30 - Largada de 5 Vacas de Fogo.
15 de Julho (Segunda-Feira)
21,00 - Concentração dos grupos de bombos no largo de S. Francisco seguida de arruada.
22,00 - Entrada da Fanfarra da Juventude em Marcha de Crestuma.
23,00 - Grandiosa sessão de Fogo Projectado com final apoteótico.
24,00 - Deslumbrante Marcha Alegórica, que engloba:
- Dez Carros Alegóricos;
- Cinco Escolas de Samba: "Império Ovarense"; "Charanguinha"; "Os Morenos"; "Kan-Kans".
- Quinze Grupos de Bombos: "Santa Maria de Jazente"; "Independentes Mouritanos"; "S. Tiago de Figueiró"; "Santo André"; "S. Lourenço"; "Os Divertidos"; "Santa Maria de Lamoso"; "Os Domingueiros"; "Zés P'reiras de Fragoso/Barcelos"; "Santo Estevão"; "S. Tiago da Queimada"; "S. Pedro da Raimonda"; "Santa Maria de Sousela"; "S. Pedro da Cova-Passal"; "Regional de S. Simão".
03,30 - Grande Espectáculo Piroaquático / Multimédia.
04,00 - Largada de 5 Vacas de Fogo.
Dia 16 de Julho (Terça-Feira)
18,30 - Jantar de Confraternização entre os festeiros e todos os colaboradores das Sebastianas 2002 e tomada de posse da Comissão de Festas Sebastianas 2003.
21,30 - Abertura pela Banda ". Come".
23,00 - Concerto pela Banda "The Gift".
00,30 - Largada de 5 Loucas e Bravas Vacas de Fogo.
curiosidades
Comissão Executiva: Daniel Sousa Mota (P), Abílio Manuel Barros Pereira, Adão Albano Ribeiro Martins, Adriano Ferreira Machado, Agostinho Pereira Martins, Américo Fernando Costa Leão, António Alberto Ribeiro Taipa, António Armando Pereira da Costa, António Augusto Sousa Martins, António Estevão Ferreira Moreira Gomes, António Fernando Alves Quintela, António José Teixeira Neto, António Luís Sousa Pereira, António Paulo Pacheco Coelho, Armando Manuel Taipa Silva Alves, Artur Agostinho Meireles Carneiro, Augusto Carlos Pinto de Matos, Carlos Alberto Sousa Maia, Fernando Paulo Ferreira da Silva, Gabriel Fernando M. Pereira Carvalho, Gabriel da Silva Rodrigues, João Fernando Costa Gomes, João Fernando Martins Pacheco, Joaquim Fernando Carneiro Nunes, Joaquim Fernando Pinto Ribeiro, José Cunha Ferreira, José Fernando Mendes Torres, Lúcio José Bessa Ribeiro, Manuel António Bessa Ribeiro, Manuel António Neto Pereira, Manuel Fernando Santos Carneiro Leal, Paulo André Machado Ribeiro, Ricardo Jorge Meireles Sousa, Rui Manuel Leão Vilar, Valdemar Barbosa Carneiro, Vitor Jorge Ferreira dos Santos, Vitor Júlio Ferreira Pedra.
Custo global das Festas - 250.000,00€, aproximadamente.
Fechadas as contas ( a Comissão, não fazendo mais que o seu dever, deu um exemplo de transparência contabilística) as "sobras", e que sobras!, serviram para contemplar várias Associações locais - a Associação das Sebastianas (3.789,02€), por exemplo - e proporcionar um merecido passeiozito a quem directa ou indirectamente na realização das Grandes Festas esteve envolvido.
Semana Cultural
Quatro Exposições - uma bibliográfica (autores de Freamunde e literatura sobre Freamunde), outra de pintores freamundenses, outra de fotografias antigas e ainda uma outra de associativismo.
«Uma forma de compromisso das associações com os acontecimentos mais marcantes da vida colectiva de Freamunde e uma marca da vitalidade associativa que vem caracterizando esta Terra»
O lançamento do livro de Poesia "Abraço", iniciativa da AALF, marcou o início da Semana Cultural das Festas Sebastianas.
«"Abraço", simboliza a ponte criada entre escritores do concelho pacense (Veiga Ribeiro, Anabela Bastos, José Carlos Villar, Rosalina Oliveira, Quim da Praça, José Leal e Fernanda Felgueiras; da vimaranense, Conceição Campos, e de Maria Del Rio, Domingo Romero e Ramon Ogando, da região da Galiza.
No prefácio da obra, da autoria de Rosalina Oliveira, o Livro "Abraço", «pretendia entrar na corrente de solidariedade que se estabelece entre poetas e leitores, autores e espectadores da tela em que se gravam pedaços de alma, gritantes e amigos, disponíveis e doadores».
Factos mais relevantes
Novidades... algumas: a iluminação foi alargada a um troço da Rua Pe Arnaldo Meireles (desde a Igreja Matriz) passando pela Av. Luís Teles até à "Cepsa".
O Espectáculo Piro-aquático/Multimédia representou algo de inédito e deveras interessante, qual cópia duma experiência francesa.
No panorama musical, os concertos agendados tinham tudo para dar certo. Até o próprio palco principal foi alvo de situação inédita, mudado que foi para um espaço perto do Coreto, com a frente virada para a avenida do Café Ferreira. Os "Rádio Macau" já se vinham impondo como uma das mais importantes Bandas de meados dos anos 80.
Os acordes dos "Ena Pá 2000", «com letras arrojadas, revelaram-se um misto de irreverência e intervenção».
Sérgio Godinho, uma das principais referências da música de intervenção em Portugal, dispensava apresentações. Êxito garantidíssimo.
O "Festival" encerrou em beleza com a afirmação da Banda "The Gift", grupo da vocalista Sónia Tavares.
Os ECOS, no "Fredemundus", fizeram-se "ouvir":
«Iluminação: sem grandes discrepâncias nas ligações dos seus elementos, bem distribuída pelos diversos locais...
Cortejo: ele é o ponto mais alto das Sebastianas. Na sua execução participam dezenas de pessoas - com grande preparação técnica - durante várias semanas e nele se consome uma fatia importante do orçamento das Festas.
Fogo: melhorou a qualidade, essencialmente nas últimas sessões. Um espectáculo calmo, com explosões de cor e luz que maravilham os olhos e deixam uma sensação de festa no espírito. A intensidade sonora do final é apenas o remate impolgante de uma sinfonia. Um sinal positivo de profissionalismo e de escolha acertada na empresa piroténica»
MARCHA ALEGÓRICA (Programa)
Cavalos do Centro Hípico de Freamunde
Gigantones e Cabeçudos
Fanfarra da Juventude em Marcha de Crestuma
CARRO "ABERTURA"
CARRO "GENES DE FREAMUNDE" (Autor: R.)
Escola de Samba "Charanguinha"
CARRO "PORTA AVIÕES" (Autor: Amigos da Plaina)
Escola de Samba "As Baianas"
CARRO "SETE PECADOS MORTAIS" (Autor: Sebastianas/2001)
Grupo de Bombos "Os Divertidos"
CARRO "OS PATOS AQUI HÁ RATO" (Autor: Augusto Ramos e Amigos)
Escola de Samba "Império Ovarense"
CARRO "MEMÓRIAS DE UMA VIDA EXEMPLAR" (Autor: Amigos de Leigal).
Escola de Samba "Os Morenos"
CARRO "EURO 2000" (Autor: Nando, Hernâni e Amigos)
Escola de Samba "Kan-Kan's"
CARRO "GRANDE QUIM LOREIRA" (Autor: Vitorino Ribeiro)
Grupo de Bombos "Independentes Mouritanos"
CARRO "IATE OVCHINIKOV" (Autor: Fernando Fonseca e Amigos)
Grupo de Bombos "Os Domingueiros"
CARRO "VÍCIOS" (Autor: Fora d'Horas)
Grupos de Bombos: "Santa Maria Jazente"; "S. Tiago Figueiró"; "Santo André"; "S. Lourenço"; "Stªa Maria Lamoso"; "Zés P'reiras de Fragoso/Barcelos"; "Santo Estevão"; "S. Tiago da Queimada"; "S Pedro Raimonda"; "Stª Maria Sousela"; "S. Pedro Cava-Passal".
CARRO "FELICIDADES 2003"
Nenhum comentário:
Postar um comentário