![]() |
Cartaz de 2006 |
Festas Sebastianas
Aí estão elas, um ano de espera para alguns, um ano de trabalho para outros mas a alegria e euforia é igual para todos.
As nossas Sebastianas estão a começar, é com enorme prazer que trabalhamos para Freamunde, para todos os Freamundenses e todos aqueles que nos visitam por esta altura, Freamunde orgulha-se das suas festas, e foi com esse pensamento que esta comissão encarou esta grande responsabilidade que lhe foi incumbida, estamos de consciência tranquila de tudo termos feito para não defraudar as expectativas, o ano foi de crise acentuada, mas com a ajuda de todos os Freamundenses e inúmeras Empresas tudo se tornou possível, mas os agradecimentos não podem ficar por aqui pois foram muitas as pessoas, associações, a Junta de Freguesia de Freamunde, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira que nos ajudaram, a todos eles e elas o nosso mais sentido obrigado.
Sebastianas 2006 com certeza não serão melhores nem piores que as dos outros anos, pensamos isso sim que serão diferentes, algumas alterações que se irão encontrar foram sempre pensadas em engrandecer ainda mais as nossas festas.
A todos os Freamundenses que já passaram pelas comissões de festas o nosso muito obrigado, pois só graças a vocês é que elas são hoje umas das melhores festas do país.
Comissão de Festas Sebastianas 2006
programa
01 de Julho (Sábado)
15,00 - Entrega dos prémios do Concurso de Quadras "Sebastianas 2006" - Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós - Auditório Fernando Santos.
20,30 - Novenas
22,00 - Festival de Folclore - Grupo Folclórico da Cidade de Freamunde.
02 de Julho (Domingo)
20,30 - Novenas
21,30 - Espectáculo pela Associação Pedaços de Nós
03 de Julho (Segunda-Feira)
20,30 - Novenas
22,00 - Concerto pelo Ensemble Vocal de Freamunde no Salão Paroquial de Freamunde.
04 de Julho (Terça-Feira)
20,30 - Novenas
21,30 - Espectáculo Aerokids - Grupo de Aeróbica - Apoio Sport S'túdio Santos.
05 de Julho (Quarta-Feira)
20,30 - Novenas
21,30 - Concerto pela Banda de Freamunde
06 de Julho (Quinta-Feira)
20,30 - Novenas
22,00 - Concerto com Ruth Marlene
07 de Julho (Sexta-Feira)
20,30 - Novenas
21,30 - Espectáculo dos Loose Ends
22,30 - Concerto dos Gene Loves Jezebel
00,00 - Sessão de Fogo (surpresa)
01,00 - IV Noite de Bombos
03,00 - 5 Vacas de Fogo
08 de Julho (Sábado)
08,00 - Alvorada
09,30 - Grupos de Bombos e Gigantones percorrem a Cidade de Freamunde
14,30 - Tarde Infantil no Parque da Cidade
15,00 - Concentração de Vespas - Vespa Clube Freamunde
19,00 - Tarde de Jazz. Parque da Cidade
22,30 - Espectáculo com Pedro Abrunhosa
00,00 - Sessão de Fogo de Artifício
01,30 - After Hours V.C.I./Sebastianas 2006
03,00 - 5 Vacas de Fogo
09 de Julho (Domingo)
08,00 - Alvorada
10,00 - Entrada da Banda de Freamunde
11,00 - Missa Solene, com transmissão televisiva pela TVI
14,00 - Entrada da Banda de S. Paio de Antas-Esposende
16,30 - Homenagem aos Festeiros já falecidos, pela Associação Sebastianas de Freamunde, junto à Estátua de S. Sebastião.
17,00 - Majestosa Procissão
22,00 - Entradas das Bandas de Freamunde e S. Paio de Antas-Esposende, seguida de concerto.
00,30 - Espectáculo pelo Grupo Terrakota
01,30 - Sessão de Fogo de Artifício
03,00 - 5 Vacas de Fogo
10 de Julho (Segunda-Feira)
17,00 - Garraiada junto à Cepsa
21,00 - Concentração dos grupos de bombos para o cortejo alegórico
23,00 - Sessão de Fogo de Artifício
00,00 - Grandiosa Marcha Alegórica e Luminosa - Novo Itinerário
02,30 - Espectáculo Piro-Musical no Parque da Cidade
03,00 - Garraiada junto à Cepsa
04,00 - 5 Vacas de Fogo
11 de Julho (Terça-Feira)
19,00 - Jantar de passagem de testemunho a Comissão de 2007
22,30 - Espectáculo com o Grupo Mesa
01,30 - 5 Vacas de Fogo
curiosidades
Comissão Executiva - Ricardo Felgueiras Graça Leão (P), Adão Justino Bessa Coelho, Américo Carneiro Ribeiro, Américo Fernando Carneiro de Lima, Américo Fernando Costa Leão, André Juliano Araújo Alves, António Hernâni Sousa Lopes, António Maria Silva Nunes, Bruno Fernando Costa Ribeiro, Carlos Manuel Brito Mendes, Celso José Santos Moreira Barros, Duarte, Eduardo Emanuel Teixeira Marques, Hélder Ernesto Sousa Pereira, Idalino da Costa Martins Pereira, João Paulo Machado Pereira Carvalho, Joaquim António Martins Sousa Campos, Jorge Fernando Carneiro Costa, Jorge Humberto Oliveira Martins, José António Sousa Pereira, José Carlos Afonso Viana, José Manuel Nunes Pacheco, José Ribeiro Carneiro, Luís Alberto Moreira Veiga, Luís António Alves Barbosa, Manuel Fernando Silva Rodrigues, Manuel Silva Barbosa, Marco Anselmo Rodrigues, Mário Dinis Nunes Carvalho, Nuno Manuel Vieira Oliveira, Orlando, Paulo César Coelho Gomes, Paulo Costa, Paulo Jorge Ribeiro Cunha, Paulo Sérgio Leal Teixeira Brito, Rogério António Quintela Carneiro Silva, Rui Amaro Costa Machado, Rui Fernando Sousa Pinheiro Gomes, Rui Paulo Pereira Pacheco, Telmo Alexandre Martins Costa.
Custo global das Festas - 320.000,00€, aproximadamente.
Carros Alegóricos - Todos construídos em Freamunde, no Pavilhão das Sebastianas, ocupam durante meses várias legiões de voluntários que, como prémio, dispõem a seu belo prazer, mas sem exagerarem (!) no consumo, de uns tantos barris de cerveja - aí uns quatro mil litros. Sedinha não passam.
Na confeccção das "obras de arte" são gastos quase quatro mil euros em esferovite, três mil em tintas e mil e quinhentos, pouco mais ou menos, em papel-jornal.
Surpresa - De repente, para espanto dos presentes, passeou em carruagem uma mini banda, constituída por 12 músicos vestidos a rigor, e que percorreram as ruas mais centrais da cidade interpretando temas bem populares e do total agrado dos transeuntes. Era "A Bandinha dos Cavalos", originária de Torres Vedras. Uma forma diferente, divertida de mostrar serviço musical e que rapidamente caiu no goto dos freamundenses.
Realizações para angariação de fundos
Pouco há a inovar. Mas sempre surge uma ou outra ideia. Por exemplo: Numa espécie de... "aquecimento" para os grandes dias, a comissão "inventou" as "Mini-Sebastianas", tentando atrair nas tardes de sábado e domingo os mais novos, com insufláveis e outros entretenimentos. Grupos de bombos e bandas de música tradicional por ali apareceram, associando-se à festa. O que parecia uma brincadeira, transformou-se numa enorme romaria, com pernas para andar. Só em Freamunde!
Factos mais relevantes
Concurso de Quadras Sebastianas 2006
(Parceria ACR "Pedaços de Nós"/Sebastianas 2006)
1º PRÉMIO
Sebastianas, magia,
Há fogo, luz, procissão
E cortejo. Oh! Poesia
A brotar do coração...
"Poeta da Nobreza"
Maria José Alves Pereira da Silva (Paredes)
MARCHA ALEGÓRICA - A organização resolveu traçar um novo itinerário para a Marcha Alegórica e Luminosa, com uma só passagem: Saída da Gandarela, desfile pelo Centro Cívico até à Estação de Serviço da CEPSA, virando à direita rumo ao Parque de Lazer e terminando nas proximidades da Via do Poder Local.
Tudo porque o Parque, no entender dos mentores, para quem a sobrevivência da romaria no coração da cidade tinha os dias contados, «deverá passar a ocupar um espaço cada vez maior nas festas, acompanhando o progresso»
A ideia não resultou de todo.
FOGO DE ARTIFÍCIO - Esta referência de cartaz mantinha os freamundenses divididos. À qualidade e beleza da sessão, um facto, sobrepôs-se o efeito final do lançamento, "estrondoso" quanto baste, que pôs à prova os ouvidos dos admiradores e em sobressalto a vizinhança que continuava a temer o pior: a ocorrência de uma eventual catástrofe.
O QUE SE DISSE
(Depois dos grandes dias...)
Podiam contar-se por milhares (!), mormente nos principais dias, os forasteiros que nos deram a honra da sua visita, atraídos por um programa rico e pelo calor e hospitalidade das nossas gentes.
Nada que nos surpreendesse! Afinal, o concelho gosta destas festas, organizadas e realizadas com um objectivo: promover a alegria e o convívio.
No âmbito cultural, a Associação "Pedaços de Nós" proporcionou-nos uma noite agradável, com declamação de poemas e sessão musical. O neófito grupo das "Castanholas" fechou o serão com temas populares, arranjos de antigas marchas alusivas a Freamunde, ouvidos com emoção e nostalgia.
Paco Cunha, Mingas e um amigalhaço que os acompanhou, formaram uma agradável surpresa. Surpresa, porque não estava prevista ou agendada a sua actuação.
Mais exótica, com raízes africanas, a participação dos "Terrakota", em contraste com o tom mais popularucho de Ruth Marlene e dos "Mesa", grupo revelação de 2005.
Os amantes do folclore tiveram a oportunidade, e aproveitaram-na, de dar ao pé, num festival organizado pelo rancho desta cidade.
O aperitivo para as grandes noitadas estava, entretanto, marcado para sexta-feira: a histórica banda britânica "Gene Love Jezebel", foi a atracção internacional do cartaz musical das Sebastianas/2006. A juventude, eufórica, entrou em delírio. Era dela, a noite. Todinha...
Mas foi no Sábado (um mar de gente inundou Freamunde) que a cidade "veio abaixo".
Passavam poucos minutos das 23,00 horas quando Pedro Abrunhosa entrou no palco.
A primeira impressão do líder dos "Bandemónio" foi de espanto: «Ena pá! Tanta gente!...»
Perante cenário tão maravilhoso estavam reunidas as condições para um espectáculo de luz e som, fantástico, arrebatador.
Abrunhosa, de uma forma simples mas enérgica, aberta, chegava rapidamente ao público que o ouvia religiosamente.
O concerto esteve sempre em crescendo.
O cantor criava ambiente de uma maneira emocionada, desfrutando a sua música na companhia de uma multidão de fãs interessados, conhecedores e participativos.
Estava conquistada a mole humana que não arredava pé. Queria mais.
E fizeram bem porque o momento mais forte da noite estava mesmo guardado para o fim com os solos de saxofone a cargo de Edgar Caramelo - já por cá tinha passado, com sucesso, ao serviço dos Trovante -, e os admiradores, em sintonia, nos "encores", a entoar de forma entusiástica as "melhores" de Abrunhosa.
O contágio era tal que ninguém olhava para o relógio.
Por fim, a custo, apagaram-se as luzes. Mas não se apagará da memória os momentos inolvidáveis que Pedro Abrunhosa nos proporcionou.
A noite de bombos é, definitivamente, para continuar. Não restam dúvidas. Foram às centenas - muitas, mas mesmo muitas! -, sem olhar a idade ou sexo, os foliões que ribombaram madrugada fora, até ao romper do dia. Nem as vacas de fogo os atemorizaram. Que loucura!
Os vendedores de cerveja, esses, agradeceram. Penhoradamente. É que um "S. Miguel" como este é coisa rara.
Já os amantes da arte dos sons não deram o tempo por mal empregue. A Banda de Freamunde continua em forma. Como nunca! Poucas há no País de bitola idêntica. Sem chauvinismos, claro... são os "outros", os entendidos a dizê-lo.
A organização teve em atenção a componente religiosa.
A Missa Solene, transmitida em directo pela estação televisiva TVI, revestiu-se de enorme simbolismo. O panegírico ao Santo foi da responsabilidade da Padre Brito, pastor desta Terra. O coro, de vozes bem afinadas, foi acompanhado a grande instrumental por elementos da Banda Musical de Freamunde.
O interior da Igreja estava divinal. Um espanto!
A Associação das Sebastianas teve, a exemplo do ano anterior, a dignidade de homenagear simbolicamente os "festeiros" já falecidos, depositando junto à estátua edificada em honra do Mártir S. Sebastião, uma coroa de flores.
Ao som do hino de Freamunde, José Carneiro Alves leu algumas quadras, da responsabilidade da ACRPD, alusivas ao momento.
Festas do Mártir outrora
Festas da Vila mais tarde
Sebastianas agora
No futuro ninguém sabe
Sabemos que é uma herança
Dum passado singular
Que se transforma em esp'rança
Sempre, sempre a renovar
São as mãos dum grupo obreiro
Que trabalha noite e dia
Que renovam o celeiro
Do bairrismo e da alegria
Deste povo hospitaleiro
Que de coração nas mãos
Abre a porta ao forasteiro
Numa atitude de irmãos
E se irmana realmente
Na alegria e na dor
No sofrer dum paciente
Ou no rufar dum tambor
Por isso que nestes versos
Nós queiramos recordar
Quantos juntos ou dispersos
Se uniram p'ra nos legar
Estas Festas Grandiosas
Cujo orgulho e devoção
As tornaram tão famosas
Como o Santo em questão.
A Procissão, um dos momentos mais marcantes das festividades - o horário de saída (17,00 horas) foi desajustado. Que pena! O calor tornou-se tórrido, disso se ressentindo crianças e idosos. Era o futebol (final do Mundial) a falar mais alto! -, apareceu deslumbrante, com variadíssimos andores bem ornamentados. Pelas ruas da cidade encontravam-se espalhadas, em contínuo tapete, uma imensidão de flores.
O fogo de artifício, preso e piro musical, foi um espectáculo bonito porque teve qualidade.
A longa noite de Segunda-Feira foi o culminar, em apoteose, das Sebastianas.
No centro de Freamunde não cabia nem mais uma agulha. Era enorme a ansiedade pela maior referência do cartaz: "Cortejo Alegórico". Vários carros, construídos exclusivamente por gente desta Terra, durante semanas a fio, desfilaram, em novo itinerário , para a multidão que os aguardava.
J.P. in "Gazeta"
MARCHA ALEGÓRICA (Programa)
CARRO REMAX
Abertura com Cavalos da GNR
Fanfarra da União Cultural e Recreativa de Boim-Lousada
CARRO DE ABERTURA "FREAMUNDE SAÚDA-VOS"
Gigantones e Cabeçudos
Grupo de Bombos "Os Divertidos"
CARRO "DEUSA DA CAÇA" (Autor: Amigos da Plaina)
Animação Lagartas Mecânicas
CARRO "INFANTE D. HENRIQUE" (Autor: Amigos da Plaina)
Escola de Samba "Vai Quem Quer"
CARRO "POPEYE" (Autor: Carlos 45)
Associação Folclórica Independentes de Sanfins de Ferreira
CARRO "MUNDIAL 2006" (Autor: Amigos do Moca)
Animação Xaxadas com Aerotrim
CARRO "OS OUTROS" (Autor: Kinky Al)
Escola de Samba "Trepa Coqueiro-Estarreja"
CARRO "MORANGOS COM POLÍTICOS" (Autor: Amigos de Leigal)
Grupo de bombos "Traquinas, de Ferreira"
CARRO "UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS" (Autor: Foto Imagem)
Escola de Samba "Baianas"
CARRO "GRIPE DAS GALINHAS" (Autor: Sebastianas 2005)
Grupo de Samba "Kan-Kans", de Ovar
CARRO "FÁBRICA DO CHOCOLATE" (Autor: Fora d'Horas)
Animação: Marionetas Pierrots
Escola de Samba "Independentes da Vila"
CARRO "FELICIDADES 2007" (Autor: Sebastianas 2006)
Grupos de Bombos: "Santa Maria de Jazente-Amarante"; "Santa Comba"; "Amigos da Borga"; "Amigos do Padrão"; "Santa Maria de Sousela"; "Independentes Mouritanos"; "Associação Desportiva e Cultural de Figueiras"; "Amigos da Galhofa"; "Grupo Desportivo e Cultural de Ferreira"; "Zés P'reiras de S. Tiago da Queimada"; "Bombos de S. Lourenço"; "Regional de S. Simão"; "Santa Maria de Lamoso"; "S. Gonçalo de Eiriz".
Trio Eléctrico - AJAF/Sebastianas 2006
Carro Remax
Nenhum comentário:
Postar um comentário