sexta-feira, 1 de agosto de 2025

FESTAS AO MÁRTIR - 1925 - CAPÍTULO XXXV

 



programa 


11 de Julho
12,00 hrs - Salva de morteiros, fazendo-se ouvir, desde logo, um considerado grupo de Zés P'reiras, acompanhados pelos hilariantes gigantones.

13,00 - Entrada no largo da Feira, artisticamente engalanado, da reputada Banda Freamundense, que depois de percorrer as principais artérias da povoação, executará durante a tarde as melhores peças do seu vasto e selecto repertório, no largo do Mercado.


12 de Julho
Alvorada - Salva de 21 morteiros, alvorada por um numeroso grupo de Zés P'reiras, gaitas de foles e Banda de Freamunde.

10,00 - Início das cerimónias religiosas, subindo ao púlpito o distinto orador sagrado, reverendo D. Clemente Ramos, do Porto.

D. Clemente Ramos


15,00 - Chegada da afamada Banda de Revelhe - Fafe, que tão justamente aclamada tem sido em todos os certames a que tem concorrido, e que no último aqui foi vivamente ovacionada.

Das 16,00 às 18,00, concerto pelas duas referidas Bandas.
 
18,30 - Sairá da Igreja Matriz a imponente e majestosa procissão, composta de muitos andores e com belas imagens, lindos anjinhos e ricos grupos alegóricos, vestidos por uma das melhores casas da Póvoa do Varzim.

22,00 - Uma estrondosa girândola de foguetes anunciará o começo do maravilhoso e deslumbrante festival nocturno a que milhares de lumes, profusa e caprichosamente dispostos sob a hábil direcção do consagrado ornamentista, senhor Constantino Lira, de Felgueiras, imprimirão o mais extraordinário realce e surpreendente efeito.

Numa graciosa barraca, erguida no centro da Praça do Mercado, efectuar-se-á a quermesse, organizada por um distinto grupo de senhoras da nossa elite, que para tal tem já recebido muitas e valiosas prendas.

Iniciar-se-á o certame musical em que tomarão parte aquelas duas excelentes Bandas e que se prolongará até às 3,00 horas da madrugada.

Durante o festival, será queimado o mais vistoso fogo preso e do ar, lançando-se, também, muitos e lindos aeróstatos.

Final - Serão corridas duas valentes "vacas"... de fogo!



curiosidades 
Os festeiros pagaram parte do douramento no oratório do Mártir S. Sebastião.