sábado, 9 de agosto de 2025

FESTAS AO MÁRTIR - 1933 - CAPÍTULO XLIII

 



programa 

Dia 08 de Julho
Aparecerá Freamunde ricamente engalanada.

Uma girândola de foguetes e um numeroso grupo de Zés P'reiras anunciarão o início dos grandiosos festejos.

15,00 - Entrada da excelente Banda Freamundense que depois de percorrer diversas ruas subirá ao coreto.



Dia 09 de Julho
Alvorada - Freamunde despertará com o alegre repique dos sinos. Zés P'reiras e uma enorme girândola de foguetes convidarão os seus habitantes e forasteiros a virem gozar o esplendor das festas deste dia.

11,00 - Missa solene a grande instrumental na Igreja matriz, pomposamente ornamentada pelo hábil armador Ribeiro, de Freamunde, subindo ao púlpito o distinto orador sagrado Dr. Francisco de Melo, abade de S. Pedro da Raimonda e Codessos.

15,00 - Entrada da Banda de Arouca. Depois, como é costume, visita e homenagem ao glorioso Santo, regressando a seguir ao coreto que lhe é reservado, tocando em certame com a Banda de Freamunde.

Banda de Arouca



17,00 - Majestosa procissão, com 8 lindos e enfeitados andores, onde se incorporarão diversos anjinhos, arautos, cavaleiros e Bandas de música.

Arraial nocturno - As principais ruas e largos aparecerão lindamente e a capricho iluminadas pelo exímio ornamentista Bernardo Barreira, de Guimarães, o qual, sendo a primeira vez que aqui se apresenta, manifestará as suas excelentes qualidades de distinto iluminador e firmará os seus créditos. As ornamentações e iluminações serão a gosto perfeitamente moderno entre nós.

A Igreja matriz, profusamente iluminada, estará aberta ao público durante a noite.

As duas referidas Bandas de música, de Arouca e Freamunde, executarão, em combate, as melhores peças do seu repertório, enquanto na quermesse se venderão em leilão lindas e valiosas prendas.

O fogo de artifício, a cargo dos conceituados pirotécnicos Pontes (Lustosa) e Teles (Frazão), deliciará as vistas do público com os seus maravilhosos efeitos.

A encerrar, vacas de fogo.



curiosidades 
Juiz das Festas - Armando Nunes de Oliveira.


Armando Oliveira



O arraial teve um impacto redobrado com a elevação, dias antes, de Freamunde a Vila (13-06). 







Nenhum comentário:

Postar um comentário