domingo, 3 de agosto de 2025

FESTAS AO MÁRTIR - 1927 - CAPÍTULO XXXVII

 



programa 


09 de Julho
12,00 - Salva de morteiros, fazendo-se ouvir desde logo, e até à noite, um numeroso grupo de Zés P'reiras, acompanhados por dois monumentais gigantones.

15,00 - Entrará no largo da Feira, vistosamente engalanado, a apreciada Banda Freamundense, que, depois de percorrer a povoação, ali se fará ouvir durante a tarde.
À noite, o repique de sinos e uma salva de morteiros porão termo às festas desse dia.

Recinto da Praça




11,00 - Início das cerimónias religiosas, subindo ao púlpito um dos mais distintos ornamentos da tribuna sagrada.

15,00 - Dará entrada a apreciada Banda da Póvoa do Lanhoso, justamente considerada uma das melhores do norte do país.

Das 16,00 às 18,00 - Concerto pelas duas referidas Bandas.

19,00 - Sairá da Igreja Matriz (vistosa e ricamente ornamentada) uma majestosa procissão, na qual se incorporarão muitos andores com formosas imagens, lindos e numerosos anjinhos, imensos e belos grupos alegóricos, vestidos pela reputada casa Virgílio Marques, da Póvoa do Varzim.

20,00 - Uma estrondosa girândola de foguetes anunciará o começo do deslumbrante e surpreendente festival nocturno - sem dúvida o melhor número destas imponentes festas.

Milhares de lumes, profusa e artisticamente dispostos sob a ágil direcção do consagrado ornamentista Lira, fulgurarão no espaço produzindo o mais soberbo efeito.

Numa graciosa barraca, no centro do Mercado, efectuar-se-á a quermesse, onde serão leiloadas valiosas e interessantes prendas gentilmente angariadas por uma comissão de senhoras desta freguesia.

Em dois coretos, ladeando a Praça, far-se-ão ouvir as duas Bandas.

Durante o festival será queimado o mais vistoso fogo de artifício, confeccionado a capricho por dois hábeis pirotécnicos, sendo no final corrida uma "valente" vaca...de fogo.



curiosidades 
A comissão angariadora de prendas para a quermesse era constituída pelas senhoras Maria Brasilina Torres de Matos, Noémia Barros de Oliveira, Esmeraldina de Beça Rego e Mariana Pontes Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário