domingo, 14 de setembro de 2025

SEBASTIANAS - 1974 - CAPÍTULO LXXX

 




Cartaz de 1974





Programa


13 de Julho
07,00 - Alvorada com estrondoso fogo. Um grupo de Zés P'reiras, Gigantones e Cabeçudos anunciarão o começo das festas, percorrendo as ruas da Vila já então ornamentadas por José Teixeira do Couto, de Paredes.              
21,30 - Grandioso espectáculo com os consagrados artistas Florbela Queirós e Norberto de Sousa e outros.  

Floberta Queirós e Norberto de Sousa


            
Durante o espectáculo funcionará um serviço de Bar (Caldo verde, bebidas, etc.)                       
No fim do espectáculo será queimada uma bravíssima Vaca de Fogo. 

14 de Julho
07,00 - Alvorada com estrondoso fogo.
09,00 - Entrada da Banda Marcial de Freamunde.
11,00 - Missa Solene com Sermão.
15,00 - Entrada da Banda de Música da Trofa.
16,00 - Concerto pelas referidas Bandas.
17,00 - Entrada da prestigiosa Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde. 


Fanfarra Bombeiros Voluntários de Ermesinde


            
18,00 - Saída da majestosa e tradicional Procissão de S. Sebastião.

Procissão



21,30 - Início do Arraial Nocturno com feéricas iluminações.
22,00 - Concertos musicais pelas já referidas Bandas.
24,00 - Começará a ser lançado em profusão o Fogo de Artifício.
Encerram as Festas deste dia com uma bravíssima Vaca de Fogo.


15 de Julho
Durante a tarde vários divertimentos.
15,00 - Concerto pela Banda de Freamunde.
21,00 - Grande Festival Folclórico pelos seguintes Ranchos: «Rancho Folclórico Rio de Baião», «Rancho Carvoeira de Santo Tirso», «Rancho Lamela de Santo Tirso» e «Rancho das Flores de Paços de Ferreira».    
24,00 - Desfile do grandioso e afamado Cortejo Luminoso e Alegórico no qual se incorporarão vários Ranchos Folclóricos, um numeroso grupo de Gigantones e Cabeçudos, atroador grupo de Zés P'reiras, Banda Marcial de Freamunde, conjuntos infantis de diversos significados e muitos e maravilhosos carros alegóricos e publicitários.                          
02,00 - Duas grandes sessões de Fogo de Artifício.
As Festas encerrarão com uma furiosa Vaca de Fogo.



curiosidades 

Comissão Executiva - *Luís Manuel Gomes Pereira (P), Adão Aníbal Carvalho Moreira, Amaro António Ribeiro Martins, Arnaldo Taipa Gomes Pereira, Fernando Alves Ribeiro, Joaquim Fernando Alves da Costa, Joaquim Pacheco Queirós, José Maria Sousa Lopes, José Silva Leão, Manuel Ribeiro Costa Machado e Paulino Sousa Nunes.
*Por motivos pessoais, renunciou ao cargo poucos dias antes do início das festividades.

Custo global das Festas - 500 contos, aproximadamente.
Iluminador - 50.000$00.

Factos mais relevantes
Reuniões da comissão - Centro Cultural.

Espectáculos de variedades durante o ano - Paco Bandeira e Green Windows (banda portuguesa formada em finais de 1972. O grupo era composto pelos elementos da Banda Quarteto 1111, juntamente com as namoradas e mulheres desses elementos: Vitor Mamede, Mike Sergeant, José Cid, António Moniz Pereira,  Maria Armanda e Rita Ribeiro. O grupo vinha" da participação no Festival RTP da Canção, onde interpretou o tema "No dia em que o Rei fez anos", com a obtenção do 2º lugar.

Paco Bandeira




Green Windows



Marcha Luminosa e Alegórica - A Banda de Freamunde ainda incorporava o cortejo, que saía da "Quinta do Pinheiro".

Carro Alegórico em homenagem à Revolução dos Cravos.




Primeiras FESTAS desfrutadas em plena democracia. Na madrugada do dia 25 de Abril, a um sinal de rádio constituído pela canção "Grândola, Vila Morena", à qual Zeca Afonso deu voz, o MFA derrubou, praticamente sem derramamento de sangue, uma ditadura com quase meio século. A revolução ficou conhecida «dos Cravos» devido às flores que foram colocadas no cano das espingardas dos militares operacionais.

sábado, 13 de setembro de 2025

SEBASTIANAS - 1973 - CAPÍTULO LXXIX







 Festas Sebastianas

Se quiséssemos buscar no tempo a origem e as forças desta tradição, perder-nos-íamos em demanda daquilo que o passado jamais nos diria. Quando e porquê, Freamunde começou a festejar o heróico Mártir Romano, é um segredo que as gerações longínquas que nesta terra nasceram e aqui deram os seus filhos e as suas vidas, guardaram inviolavelmente. Elas são as raízes profundas desta tradição que agora está tão viva como no tempo que lhe assistiu ao nascimento. Fidelidade ao passado ou apego ao protector do povo face aos maiores flagelos que o amofinam?  S. Sebastião é patrono nas situações de fome, peste e guerra e enquanto prevalecerem neste mundo estas calamidades, talvez o passado e o presente se interliguem na invocação do Santo e nas homenagens populares.
Freamunde, terra de gente moldada no trabalho e nas asperezas da vida, habituada por nascimento às dificuldades da conquista do pão no dia-a-dia, arranca gostosamente ao seu orçamento as avultadas somas que permitem a realização das suas Festas Sebastianas, insígnia que não sendo talhada em pedra ou fundida em ouro, representa melhor que esses artifícios balofos a força de uma vontade que barreira alguma poderá deter. O povo de Freamunde ama as suas Festas, elas são o meio que lhes permite confraternizar com o povo doutras terras, sentir em sua casa a presença quente e amiga de gente que pretende romper com isolamentos acabrunhantes e conviver abertamente em permutas de matizado sentimento humano. Tu, homem e mulher simples, tu, jovem que possuís vida exuberante e o fogo purificador da raça, e até tu, velhinho que carregas anos e sabedoria, todos vós sóis nossos convidados nos próximos dias 7, 8 e 9 de Julho. (Excepção feita aos carrancudos crónicos e brigões por motivos óbvios).
Quando chegares cá, terás o que de melhor o nosso esforço e amizade conseguiram. Sentimos uma imensa alegria em te oferecer estas Festas, a nossa terra, a nossa hospitalidade. Estaremos à tua espera. Bem vindo a Freamunde.

                                                                                  A Comissão  


Cartaz de 1973





Programa


07 de Julho
Alvorada - Ruidosa alvorada com foguetes e morteiros. Anunciação das Festas por um numeroso grupo de Zés P'reiras de Vilela, Gigantones e Cabeçudos que durante o dia percorrerão as ruas da Vila, já então ornamentadas a capricho pelo exímio ornamentador  Augusto Teixeira do Couto, de Paredes.
21,30 - Experiência das ornamentações.


08 de Julho
07,00 - Alvorada com estrondosas girândolas de foguetes e morteiros.         
08,00 - Entrada da Banda Marcial de Freamunde.
11,00 - Missa Solene subindo ao púlpito um distinto orador sacro.
15,00 - Dará entrada a reputada Banda de Golães-Fafe.
17,30 - Dará entrada a Fanfarra de S. Mamede de Infesta. 

Fanfarra dos B. V. de  S. Mamede de Infesta



19,00 - Saída da majestosa e tradicional Procissão de S. Sebastião. 
22,00 - Início do surpreendente Arraial Nocturno, com feéricas iluminações. 
22,30 - Concertos musicais pelas já referidas Bandas.
24,00 - Começará a ser lançado em profusão o Fogo de Artifício confeccionado por 4 afamados pirotécnicos.                
Encerramento deste festivo dia com uma bravíssima Vaca de Fogo.            


09 de Julho
Durante a tarde, vários divertimentos incluindo Ranchos Folclóricos.
No fim da tarde, concerto pela Banda de Freamunde.
21,00 - Grande Festival Folclórico pelos seguintes Ranchos: «Rancho Folclórico de Baião»; «Rancho das Flores de Paços de Ferreira»; «Rancho Carvoeira de Santo Tirso»; «Rancho Flores da Primavera de Nespereira-Lousada» e «Rancho Regional de Paredes».   
23,00 - Desfile do grandioso e afamado Cortejo Luminoso e Alegórico no qual se incorporarão vários Ranchos Folclóricos, um numeroso grupo de Gigantones e Cabeçudos e vários atractivos fornecidos pelo Grupo de Zés P'reiras de Vilela, Banda Marcial de Freamunde, conjuntos infantis de diversos significados e muitos e maravilhosos carros Alegóricos e publicitários.   

Carro Alegórico

Carro Alegórico



        
24,00 - Grandiosa sessão de Fogo de Artifício.
As Festas encerrarão com uma furiosa Vaca de Fogo.


--- 



curiosidades 

Comissão Executiva - António Ramos de Sousa (P), António Carlos Leão Moreira, António Pacheco Queirós, Arménio Ferreira da Costa, Armindo Martins Sousa, Casimiro Sousa Nunes, Domingos Soares Pereira, João Alberto Silva Martins, Joaquim Machado e Justino Pereira Carvalho.

Custo global das Festas - 200 contos, aproximadamente.

Realizações para angariação de fundos
Extra peditório pela freguesia, a comissão "lançou" um sorteio distribuído por 52 semanas a 2$50 cada uma.

A certa altura do ano, numa iniciativa que visava a angariação de verbas, as portas da Praça "abriram-se" para acolher um concerto musical com o vizinho agrupamento popular "Os Lordes", de Lordelo. O espectáculo correspondeu às expectativas.


Conjunto Típico "Os Lordes"



Na noite do dia 07 (Sábado), a surpresa do Festival de Variedades deu pelo nome de Fernanda Baptista, nome grande do fado e da canção. Sem surpresas, recinto (Praça do mercado) cheio como um ovo e boa maquia nos cofres da comissão. O tesoureiro esfregou as mãos de contente.

Fernanda Baptista


Factos mais relevantes
Marcha Luminosa e Alegórica - Pelo segundo ano consecutivo foram apresentados alguns carros construídos nas oficinas de Francisco A. Lobo, de Felgueiras.

Pirotécnicos - Macedo & Filhos (Felgueiras), Francisco Pontes (Lustosa), Teles (Sobrão-Meixomil) e Melro (Santo Tirso).

Integrado, excepcionalmente, no programa das festividades, disputou-se no campo do "Carvalhal" um encontro de futebol entre o Sport Clube de Freamunde e o Sporting Clube de Braga. O Freamunde venceu por 2-1, com golos de Ernesto e Pinto.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

SEBASTIANAS - 1972 - CAPÍTULO LXXVIII






 Festas Sebastianas

       Ano após ano, numa sucessão regular e tradicional, Freamunde realiza as Festas ao Mártir S. Sebastião. Triunfo irrefutável da vontade do seu povo, as Festas Sebastianas são, a um tempo, homenagem ao grande Mártir Romano e comunicabilidade afável entre os milhares de pessoas que aqui estarão presentes.
       Falar de S. Sebastião, da sua mensagem, do seu exemplo, da sua vida será acto desnecessário, tão conhecidos são os passos da sua existência atribulada e as vitórias do seu espírito grandiosos. Poderá afirmar-se peremptóriamente que S. Sebastião foi um dos grandes da Terra na firmeza da Fé, na personalidade e na coragem. Nunca vacilou nos seus princípios nem fraquejou no seu Ideal Cristão  e, por isso, o Céu o recebeu com hinos de glória. Ele foi de facto um herói de Verdade.
É este herói das primeiras jornadas cristãs no mundo que Freamunde recordará luzidamente nos próximos dias 8, 9 e 10 de Julho. Temos orgulho nestas Festas porque representam a nossa devoção por um dos mais ilustres santos da pléiade Celestial. Isso nos abriga a demandar um programa que contenha o máximo de alegria, o máximo de cor e harmonia. Nestas Festas nós pomos  todo o nosso coração e hospitalidade para que todos os nossos visitantes se sintam no ambiente propício à boa disposição e cordial recreação. Granjear-lhes atractivos matizados com as cores da jovialidade e conduzi-los ao prazer de umas horas afortunadas, é o nosso objectivo primordial. Acreditamos que o nosso esforço mereça a compensação da vossa visita sempre desejada.
       Acreditamos, também, que o nosso convite encontre em vós a aceitação que tanto nos honrará e que muito contribuirá para o fausto do tríduo festivo que iremos viver. Até breve com os nossos votos de boas-vindas!

                                                                                        A Comissão


Cartaz de 1972




programa


08 de Julho
Ruidosa alvorada com foguetes e morteiros. Anunciação das Festas por um numeroso grupo de Zés P'reiras, Gigantones e Cabeçudos, que durante o dia percorrerão as ruas da Vila, já então ornamentadas a capricho pelo exímio ornamentador José Teixeira do Couto, de Paredes.
21,30 - Programa de Variedades.
01,30 - Será corrida uma bravíssima Vaca de Fogo
.

09 de Julho
07,00 - Alvorada com estrondosas girândolas de foguetes e morteiros.         
08,00 - Entrada da Banda Marcial de Freamunde.
11,00 - Missa Solene subindo ao púlpito um distinto orador sagrado.     
15,00 - Dará entrada a distinta Banda da Polícia do Porto.
17,30 - Dará entrada a Fanfarra da Ordem do Terço - Porto.
19,00 - Saída da majestosa e tradicional Procissão de S. Sebastião. 
22,00 - Início do surpreendente Arraial nocturno, com feéricas iluminações. 
22,30 - Concertos musicais pelas já referidas Bandas.
24,00 - Começará a ser lançado em profusão o Fogo de Artifício confeccionado por 2 afamados pirotécnicos.                
03,00 - Encerramento deste festivo dia com uma sessão de Fogo de Artifício e pitoresca corrida de uma bravíssima Vaca de Fogo.  
                    

10 de Julho
Durante a tarde - Vários divertimentos incluindo Ranchos Folclóricos.
No fim da tarde -  Concerto pela Banda de Freamunde.
21,00 - Grande Festival Folclórico pelos Ranchos: «Rancho Folclórico de Paredes»; «Rancho Folclórico de Nespereira - Lousada»; «Rancho Regional da Vila das Aves» e «Rancho Mocidade de Salgueirais - Lamoso».              
23,00 - Desfile de grandioso e afamado Cortejo Luminoso e Alegórico no qual se incorporarão vários Ranchos Folclóricos, um numeroso grupo de Gigantones e Cabeçudos e vários atractivos, fornecidos pelo Grupo de Zés P'reiras de Delães, Banda Marcial de Freamunde, atroador grupo de Zés P'reiras, conjuntos infantis de diversos significados e muitos e maravilhosos carros Alegóricos e publicitários. 

Carro Alegórico


                         
24,00 - Grandiosa sessão de Fogo de Artifício.
As Festas encerrarão com uma furiosa Vaca de Fogo
.


curiosidades 

Comissão Executiva - José Maria Morais Ferreira (P), Albino Sousa Carneiro da Silva, Américo Fernando Alves Moreira,  João Augusto Carvalho Ribeiro de Sousa, João Moreira da Silva (ausentou-se para Angola, sendo substituído por Luso Silva Ribeiro), Jorge Pereira, Libório Marques Nunes, Manuel Pereira Martins, Manuel Silva, Sebastião António Ferreira Pinto (ausentou-se para Alemanha, sendo substituído por João Gomes Ribeiro) e Zeferino Silva Oliveira.

Custo global das Festas - 160 contos, aproximadamente.
Sobraram 7 contos. A verba, na totalidade, "foi" para o arranjo da "figura" do Menino Jesus, a quem faltava um dedo.
No peditório pela freguesia, a maior oferta "veio" de Anselmo Marques (600$00) e a menos simbólica, mas nem por isso  importante, "ficou-se" pelos 2$50.

A comissão, querendo "modernizar", apresentou um palco todo inovado para festivais e equipou a Praça com taipais e portas a estrear.

Variedades do dia 08 (Sábado) - O artista convidado foi o consagrado "MAX". Houve "bailinho da Madeira" até às tantas!

MAX



Mas S. Pedro "pregou" um enorme susto à comissão e a todos os romeiros: na tarde desse mesmo dia, as "portas do Céu" abriram-se e caiu sobre a Vila uma enorme carga d'água, com trovoada e granizo à mistura, que pôs tudo à debandada. Como por encanto, a noite suavizou e o ambiente foi espectacular.

Pela primeira vez foi corrida uma Vaca de Fogo na noite de Sábado.

Marcha Luminosa e Alegórica - A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira abria o Cortejo.

Inovação - "Mostraram-se" na Marcha carros construídos em Felgueiras, nas oficinas de Francisco Abreu Lobo.

Pirotécnicos - Macedo & Filhos (Felgueiras) e Francisco Pontes (Lustosa).


quarta-feira, 10 de setembro de 2025

SEBASTIANAS - 1970 - CAPÍTULO LXXVI






Festas Sebastianas 

       Os freamundenses continuam empenhados num bom cartaz das suas festas.
       Brio e bairrismo, duas bandeiras largas, agitadas pelo vento do entusiasmo e do amor ao torrão natal.
       As Sebastianas,  já em nível de capricho, assentam neste ...



Cartaz de 1970




programa



11 de Julho
Alvorada - Ruidosa alvorada com foguetes e morteiros. Anunciação das Festas por um numeroso grupo de Zés P'reiras, Gigantones e Cabeçudos, que durante o dia percorrerão as ruas da Vila, já então ornamentadas a capricho pelo exímio ornamentador  Augusto M. Teixeira do Couto, de Paredes.


Avenida da antiga Praça do mercado




12 de Julho
07,00 - Alvorada com estrondosas girândolas de foguetes e morteiros.    
08,00 - Entrada da Banda Marcial de Freamunde.
11,00 - Missa Solene subindo ao púlpito um distinto orador sagrado.    
15,00 - Dará entrada a distinta Banda Musical de Pevidém. 
19,00 - Saída da majestosa e tradicional Procissão de S. Sebastião.
22,00 - Início do surpreendente Arraial nocturno, com feéricas iluminações. 
22,30 - Concertos musicais pelas já referidas Bandas.
24,00 - Começará a ser lançado em profusão o Fogo de Artifício. 
03,00 - Encerramento deste festivo dia com a tradicional e pitoresca corrida de uma bravíssima Vaca de Fogo.            


13 de Julho
Durante a tarde, vários divertimentos e concerto pela Banda Marcial de Freamunde.
21,00 - Grande Festival de Ranchos Folclóricos. 
23,30 - Desfile do grandioso e afamado Cortejo Luminoso e Alegórico no qual se incorporarão vários Ranchos Folclóricos, um numeroso grupo de Gigantones e Cabeçudos e vários atractivos, fornecidos pelo Clube dos Fenianos do Porto, Banda Marcial de Freamunde, atroador grupo de Zés P'reiras, conjuntos infantis de diversos significados e muitos e maravilhosos carros Alegóricos e publicitários.  

Carro Alegórico



Carro alegórico


                       
24,00 - Grandiosa sessão de Fogo de Artifício.
As Festas encerrarão com uma furiosa Vaca de Fogo.

---


curiosidades

Comissão Executiva: António da Silva Alves (P), Adelino Peixoto Ribeiro, Américo Fernando Alves dos Santos, Arménio Gomes Pinto, Arnaldo Pereira, Augusto Gomes Brandão, João Filipe Gomes de Brito, José Maria Dias de Matos,  Manuel Fernando Ribeiro de Sousa, Manuel Ferreira, Manuel Meireles Ribeiro Pacheco e Paulino Pacheco de Freitas.


António Silva Alves



Custo global das Festas - 140 contos, aproximadamente.

Realizaçõs para angariação de fundos
Durante o ano - Sessões de cinema na ASMF.

Alguns espectáculos de variedades (Lenita Gentil, Conjunto típico "Pai e Filhos"...) foram cancelados devido ao mau tempo. Tal situação deu origem a prejuízos elevados.

Factos relevantes
As reuniões da comissão eram feitas no Centro Cultural.

No final foi distribuída uma medalha comemorativa a todos os "festeiros".

Pirotécnicos - Macedo & Filhos, de Felgueiras; Francisco F. Pontes, de Lustosa  e António Costa Teles, de Sobrão-Meixomil

terça-feira, 9 de setembro de 2025

SEBASTIANAS - 1969 - CAPÍTULO LXXV





Cartaz de 1969





 programa


12 de Julho
A Vila de Freamunde apresenta-se já com os primeiros ornamentos para as suas grandiosas Festas dedicadas a S. Sebastião.
Zés P´reiras, Gigantones e Cabeçudos farão as vésperas por toda a vila.


13 de Julho
11,00 - Missa Solene a grande instrumental pela capela da Banda Marcial de Freamunde, subindo ao púlpito um distinto orador sacro.  
14,00 - Entrada da Banda de Música da Polícia de Segurança Pública do Porto. 
15,00 - Concerto pelas Bandas de Música de Freamunde e da Polícia de Segurança Pública do Porto.   
19,00 - Imponente Procissão de S. Sebastião percorrerá a parte central da Vila.
21,00 - Arraial Nocturno. Novos concertos pelas já citadas Bandas.         
As Festas deste dia encerrarão com a corrida de uma Vaca de Fogo.  


14 de Julho
15,00 - Várias diversões, incluindo a exibição de Ranchos Folclóricos.               
Novo concerto pela Banda Marcial de Freamunde.
21,00 - Grande Festival de Variedades.
24,00 - Desfile do já tradicional Cortejo Luminoso e Alegórico.
02,00 - Grande sessão de fogo de artifício e corrida de uma bravíssima Vaca de Fogo.   

                              

curiosidades 

Comissão Executiva - Bento Abílio da Silva Freire (P), Alberto Martins Pereira, Aprígio Sousa Ribeiro, Claudino Ribeiro Nunes "Manaco", David Meireles Ribeiro, Francisco Fernando Neto Melo "Xico Melo", Joaquim Fernando Sousa Ribeiro, José Maria de Bessa Veloso, José Ribeiro, Manuel Fernando Neto Moreira, Maximino Ribeiro da Costa "Candeeiro" e Serafim Pereira Gomes "Colina".
(Os "festeiros" estrearam fatiota a condizer. Perfeita a logística delineada com escalas para tudo).

Custo global das Festas - 125 contos, aproximadamente.
(O que sobrou, foi direitinho para a compra e oferecimento de opas novas a todas as Confrarias, e aparelhagem sonora (cornetas) a ser colocada no campo do "Carvalhal").

Factos mais relevantes
Várias meninas ajudaram, percorrendo toda a freguesia, no peditório e venda de bilhetes para sorteio de 1 televisor e de 1 rádio.
As ofertas variaram entre os 5$00 e os 500$00.
A comissão  decidiu atribuir um prémio (relógio de ouro) a quem conseguisse angariar mais dinheiro. Venceu a menina Olívia Malheiro.
A todas as outras colegas de peditório foi-lhes oferecida uma medalha comemorativa revestida em ouro com a efígie do Mártir S. Sebastião.
Aos restantes colaboradores a comissão "equipou-os" com 1 casaco de malha e 1 camisa "Triple Marfel". Um "luxo", para a época.

Durante o ano, e no intuito de serem conseguidos alguns "fundos", a comissão serviu-se da sala da ASMF para exibição de Ranchos Folclóricos (destaque para a participação do Etnográfico da Reguenga) e de cantares ao desafio (descantes populares).

Foi solicitada à Câmara Municipal a necessidade de obrigar todos os proprietários a procederem à caiação dos seus prédios e muros que marginam as ruas mais centrais da vila, para assim apresentarem, a quem nos visitasse, um aspecto mais asseado.

Cortejo Luminoso e Alegórico - Mesmo "sofrendo" com a inesperada apatia da indústria e comércio local, vários carros "saíram" da Fábrica Grande, local de partida encontrado desta vez. A marcha terminava em Leigal (só uma passagem).
Alguns carros tiveram o patrocínio da Fábrica Grande ("Coches", como tema), Fábrica do Calvário e Camisaria da Rua do Comércio. 
Claudino "Sendão", Manuel "da Bouça" e Domingos Lopes (autor de "Apolo", foguetão iluminado e com som) foram "artistas" na confecção de outros tantos carros.

Carro alegórico "Coches"



O Bar da Cantina das Escolas passou a ser explorado, nos dias principais, pelos "festeiros", com a ajuda de uma denominada "comissão de solteiros".

Bar da Cantina



Iluminação - Cobrada pelo serviço a quantia de 24.000$00. Os arcos prolongaram-se desde a Drogaria Brito até às Escolas das "meninas", na Rua do Comércio, e do Cruzeiro até ao Café Teles.

Bandas de Música - As congéneres de Freamunde e da Polícia de Segurança Pública do Porto "levaram" pelo serviço a quantia de 5.500$00, cada.

Missa Solene: Foi orador sagrado o Padre de Frazão.

---

Hino a Freamunde, pelo Rancho da firma L. Menezes, cantado durante o percurso da Marcha, com letra de Fernando Santos e música de Francisco Pinto (Chico Flauta)

Freamunde é nossa terra
Mais nenhuma outra encerra
Tanta beleza.
P'ra cá da Serra d'Agrela
Não há outra igual a ela,
Não há com certeza.
Fez do trabalho um brasão
E tem o mago condão
De toda a gente encantar,
Quem Freamunde conhece
Nunca mais dela se esquece
Nem mais a pode deixar.

REFRÃO
Olhai ó gente
A marcha de Freamunde
Que mais nenhuma confunde
Cheia de cor e de graça,
Cá vai contente
Fazendo da noite dia,
Inundando d'alegria
As ruas por onde passa.
Anda com ela
Mete o braço no meu braço
Acerta comigo o passo
E deixa a alma cantar.
Se a vida é bela
Mais bela se torna ainda
Quando em alegria infinda
Vai Freamunde a passar.

Nascida entre Douro e Minho
Freamunde meu cantinho
É joia fulgente
Encastoada a preceito
No estribo do nosso peito
Vive eternamente
Tens tal valor terra amada
Apesar de desprezada
Em tudo és sempre a primeira
Defende o nome de bem
Não deves nada a ninguém
E segue sempre altaneira.