sábado, 13 de setembro de 2025

SEBASTIANAS - 1973 - CAPÍTULO LXXIX







 Festas Sebastianas

Se quiséssemos buscar no tempo a origem e as forças desta tradição, perder-nos-íamos em demanda daquilo que o passado jamais nos diria. Quando e porquê, Freamunde começou a festejar o heróico Mártir Romano, é um segredo que as gerações longínquas que nesta terra nasceram e aqui deram os seus filhos e as suas vidas, guardaram inviolavelmente. Elas são as raízes profundas desta tradição que agora está tão viva como no tempo que lhe assistiu ao nascimento. Fidelidade ao passado ou apego ao protector do povo face aos maiores flagelos que o amofinam?  S. Sebastião é patrono nas situações de fome, peste e guerra e enquanto prevalecerem neste mundo estas calamidades, talvez o passado e o presente se interliguem na invocação do Santo e nas homenagens populares.
Freamunde, terra de gente moldada no trabalho e nas asperezas da vida, habituada por nascimento às dificuldades da conquista do pão no dia-a-dia, arranca gostosamente ao seu orçamento as avultadas somas que permitem a realização das suas Festas Sebastianas, insígnia que não sendo talhada em pedra ou fundida em ouro, representa melhor que esses artifícios balofos a força de uma vontade que barreira alguma poderá deter. O povo de Freamunde ama as suas Festas, elas são o meio que lhes permite confraternizar com o povo doutras terras, sentir em sua casa a presença quente e amiga de gente que pretende romper com isolamentos acabrunhantes e conviver abertamente em permutas de matizado sentimento humano. Tu, homem e mulher simples, tu, jovem que possuís vida exuberante e o fogo purificador da raça, e até tu, velhinho que carregas anos e sabedoria, todos vós sóis nossos convidados nos próximos dias 7, 8 e 9 de Julho. (Excepção feita aos carrancudos crónicos e brigões por motivos óbvios).
Quando chegares cá, terás o que de melhor o nosso esforço e amizade conseguiram. Sentimos uma imensa alegria em te oferecer estas Festas, a nossa terra, a nossa hospitalidade. Estaremos à tua espera. Bem vindo a Freamunde.

                                                                                  A Comissão  


Cartaz de 1973





Programa


07 de Julho
Alvorada - Ruidosa alvorada com foguetes e morteiros. Anunciação das Festas por um numeroso grupo de Zés P'reiras de Vilela, Gigantones e Cabeçudos que durante o dia percorrerão as ruas da Vila, já então ornamentadas a capricho pelo exímio ornamentador  Augusto Teixeira do Couto, de Paredes.
21,30 - Experiência das ornamentações.


08 de Julho
07,00 - Alvorada com estrondosas girândolas de foguetes e morteiros.         
08,00 - Entrada da Banda Marcial de Freamunde.
11,00 - Missa Solene subindo ao púlpito um distinto orador sacro.
15,00 - Dará entrada a reputada Banda de Golães-Fafe.
17,30 - Dará entrada a Fanfarra de S. Mamede de Infesta. 

Fanfarra dos B. V. de  S. Mamede de Infesta



19,00 - Saída da majestosa e tradicional Procissão de S. Sebastião. 
22,00 - Início do surpreendente Arraial Nocturno, com feéricas iluminações. 
22,30 - Concertos musicais pelas já referidas Bandas.
24,00 - Começará a ser lançado em profusão o Fogo de Artifício confeccionado por 4 afamados pirotécnicos.                
Encerramento deste festivo dia com uma bravíssima Vaca de Fogo.            


09 de Julho
Durante a tarde, vários divertimentos incluindo Ranchos Folclóricos.
No fim da tarde, concerto pela Banda de Freamunde.
21,00 - Grande Festival Folclórico pelos seguintes Ranchos: «Rancho Folclórico de Baião»; «Rancho das Flores de Paços de Ferreira»; «Rancho Carvoeira de Santo Tirso»; «Rancho Flores da Primavera de Nespereira-Lousada» e «Rancho Regional de Paredes».   
23,00 - Desfile do grandioso e afamado Cortejo Luminoso e Alegórico no qual se incorporarão vários Ranchos Folclóricos, um numeroso grupo de Gigantones e Cabeçudos e vários atractivos fornecidos pelo Grupo de Zés P'reiras de Vilela, Banda Marcial de Freamunde, conjuntos infantis de diversos significados e muitos e maravilhosos carros Alegóricos e publicitários.   

Carro Alegórico

Carro Alegórico



        
24,00 - Grandiosa sessão de Fogo de Artifício.
As Festas encerrarão com uma furiosa Vaca de Fogo.


--- 



curiosidades 

Comissão Executiva - António Ramos de Sousa (P), António Carlos Leão Moreira, António Pacheco Queirós, Arménio Ferreira da Costa, Armindo Martins Sousa, Casimiro Sousa Nunes, Domingos Soares Pereira, João Alberto Silva Martins, Joaquim Machado e Justino Pereira Carvalho.

Custo global das Festas - 200 contos, aproximadamente.

Realizações para angariação de fundos
Extra peditório pela freguesia, a comissão "lançou" um sorteio distribuído por 52 semanas a 2$50 cada uma.

A certa altura do ano, numa iniciativa que visava a angariação de verbas, as portas da Praça "abriram-se" para acolher um concerto musical com o vizinho agrupamento popular "Os Lordes", de Lordelo. O espectáculo correspondeu às expectativas.


Conjunto Típico "Os Lordes"



Na noite do dia 07 (Sábado), a surpresa do Festival de Variedades deu pelo nome de Fernanda Baptista, nome grande do fado e da canção. Sem surpresas, recinto (Praça do mercado) cheio como um ovo e boa maquia nos cofres da comissão. O tesoureiro esfregou as mãos de contente.

Fernanda Baptista


Factos mais relevantes
Marcha Luminosa e Alegórica - Pelo segundo ano consecutivo foram apresentados alguns carros construídos nas oficinas de Francisco A. Lobo, de Felgueiras.

Pirotécnicos - Macedo & Filhos (Felgueiras), Francisco Pontes (Lustosa), Teles (Sobrão-Meixomil) e Melro (Santo Tirso).

Integrado, excepcionalmente, no programa das festividades, disputou-se no campo do "Carvalhal" um encontro de futebol entre o Sport Clube de Freamunde e o Sporting Clube de Braga. O Freamunde venceu por 2-1, com golos de Ernesto e Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário