![]() |
Cartaz de 1965 |
programa
10 de Julho
Alvorada - Ruidosa com foguetes e morteiros. Um numeroso grupo de Zés P'reiras, Gigantones e Cabeçudos, percorrerá as ruas da vila.
11 de Julho
07,00 - Alvorada
08,00 - Acordes musicais pela Banda de Freamunde
11,00 - Missa Solene e Festiva subindo ao púlpito o orador sagrado Padre José Moreira.
15,00 - Entrada da excelente Banda de Pevidém.
19,00 - Saída da majestosa Procissão de S. Sebastião.
22,00 - Início do surpreendente Arraial nocturno, com feéricas iluminações. Concertos musicais pelas referidas Bandas.
24,00 - Sensacional certame de Fogo de Artifício por 3 afamados pirotécnicos.
02,00 da madrugada - Encerramento deste festivo dia, com a tradicional e pitoresca corrida de uma bravíssima Vaca de Fogo.
12 de Julho
Durante o dia funcionará a habitual «Feira dos 13» que se prevê de grande concorrência, dada a excepcional circunstância de ser enquadrada nas «Festas Sebastianas».
15,00 - Concerto pela Banda de Freamunde.
21,00 - Grande Festival Folclórico com a colaboração dos Ranchos: «Santa Maria da Reguenga (internacional)»; «Rancho Regional da Vila das Aves»; «Rancho Infantil da Telme, de António Teles de Menezes & Cª Ldª»; «Rancho Infantil da Vila de Freamunde»; e outros.
23,30 - Desfile do Cortejo Luminoso e Alegórico onde tomarão parte todos os agrupamentos citados, e um numeroso grupo de Cabeçudos e Gigantones, Banda de Freamunde, atroador grupo de Zés P'reiras, conjuntos infantis de diversos simbolismos e carros ornamentados.
No final, grandiosa sessão de Fogo de Artifício pelos mesmos pirotécnicos.
As Festas encerrarão com nova corrida de uma furiosa Vaca de Fogo.
---
Durante os dias de Festas funcionarão: Uma riquíssima Quermesse, com valiosas prendas. - A Cantina das Escolas, com serviço de Bar e Restaurante. - O Bar dos Bombeiros Voluntários de Freamunde. - Inúmeras diversões tais como: automóveis eléctricos, carrocéis, etc.
curiosidades
Comissão de Honra - Dr. António Chaves (P), Abílio Pacheco de Barros, António Pereira da Costa, António Teles de Menezes Júnior, Coronel Tirocinado Carlos Luciano Alves Sousa e José António Nunes Chamusca.
Comissão Executiva - Adriano Antero Leitão Soares (P), Armando Carneiro, Fernando Monteiro Correia, Joaquim Neto da Silva, Joaquim de Sousa, José Ferreira Querido, Maximino Pacheco e Valentim Pinto de Moura.
Custo global das Festas - 74 contos, aproximadamente.
Iluminador e Ornamentador - António Ribeiro Pontes (Póvoa de Varzim) - A comissão esteve, inicialmente, "inclinada" para um ornamentista de Braga.
Houve intenção de estender os arcos na Rua do Comércio até às Escolas masculinas, e na parte da Feira até ao Café Teles.
Em reunião de 20 de Abril, a Câmara Municipal concedeu um pequeno subsídio à Comissão de Festas.
ECOS "in Gazeta de Paços de Ferreira"
«...Freamunde vestiu-se de gala para receber os milhares de forasteiros que nos visitaram nesses dias. Dos seus números variados poderemos realçar a majestosa procissão, em que se incorporaram elementos do G.D.C.A.I. do Radar e o Terço da Legião Portuguesa, com fanfarra.
No cortejo luminoso destacaram-se os carros apresentados pelas firmas António Pereira da Costa (o melhor), Albino Pereira de Matos e António Teles e Cª.
Diversos lugares da vila apresentaram carros típicos, como Gandarela, Freamunde de Cima, Além e Outeiro».
Nenhum comentário:
Postar um comentário