sábado, 6 de setembro de 2025

SEBASTIANAS - 1966 - CAPÍTULO LXXI

 



Cartaz de 1966



programa


09 de Julho
Alvorada -  Ruidosa com foguetes e morteiros. Anunciação das Festas por um numeroso grupo de Zés P'reiras, Gigantones e Cabeçudos, que durante o dia percorrerão as Ruas da Vila, já então ornamentadas a capricho pelo exímio ornamentista Sr. José Teixeira do Couto, de Paredes.
À noite - Concerto pela Banda de Freamunde.


10 de Julho
07,00 - Alvorada com estrondosas girândolas de foguetes e morteiros.   
08,00 - Entrada da Banda Marcial de Freamunde.
11,00 - Missa Solene subindo ao púlpito o Rev. Abade de Gandra, que fará o panegírico do Santo. Esta Santa Missa, que será a grande instrumental, terá a colaboração da Banda Marcial de Freamunde. 
15,00 - Dará entrada a distinta Banda de Pejão seguindo-se a subida aos respectivos coretos destes dois anunciados conjuntos musicais que iniciarão os esperados concertos. 

Banda do Pejão



19,00 - Saída da majestosa e tradicional Procissão de S. Sebastião na qual se incorporarão numerosas Confrarias, Irmandades, Associações religiosas, encantadores Grupos de Anjos e 10 ricos andores. 
22,00 - Início do surpreendente Arraial nocturno, com feéricas iluminações. 
22,30 - Novos concertos musicais pelas já referidas Bandas.
24,00 - Começará a ser lançado em profusão e grande quantidade, o Fogo de Artifício confeccionado por 4 afamados pirotécnicos.  
03,00 - Encerramento deste festivo dia com a tradicional e pitoresca corrida de uma bravíssima Vaca de Fogo.  
               

11 de Julho
Durante a tarde, vários divertimentos incluindo a exibição dos Ranchos Folclóricos desta Vila.
21,00 - Grande Festival Folclórico no qual tomarão parte além dos já citados Ranchos de Freamunde, outros com quem a Comissão está em contrato, e o já famoso Grupo Etnográfico das Aves.  

Rancho Etnográfico das Aves


  
23,30 - Desfile do grandioso e afamado Cortejo Luminoso e Alegórico no qual se incorporarão todos os Ranchos Folclóricos, um  numeroso grupo de Gigantones e Cabeçudos e vários atractivos, fornecidos pelo Clube dos Fenianos do Porto, Banda Marcial de Freamunde, atroador grupo de Zés P'reiras, conjuntos infantis de diversos significados, e muitos e maravilhosos carros alegóricos e publicitários.                          
24,00 - Grandiosa Sessão de Fogo de Artifício pelos mesmos pirotécnicos. 
As Festas encerrarão com uma furiosa Vaca de Fogo.


--- 

Durante os dias de festas funcionarão: Uma riquíssima Quermesse, com valiosas prendas. - A Cantina das Escolas, com serviço de Bar e Restaurante. - O Bar dos Bombeiros Voluntários de Freamunde. - Inúmeras diversões tais como: Automóveis eléctricos, carrocéis, etc...




curiosidades

Comissão Executiva - Anselmo Ferreira Marques (P), Abílio Moreira Nogueira, Adão Queirós Teixeira da Silva, António Sousa "Secundino", Daniel Libório Ribeiro Taipa, João Leal Costa Pinto, José Augusto Gomes Sousa, José Ferreira Carneiro, José Ferreira Viana, José Mendes e Manuel Nunes Ribeiro.

Anselmo Marques



Neste ano não foi nomeada Comissão de Honra.
A Comissão Executiva ficou conhecida como "Comissão da tasca do Viana", onde passou a reunir pontualmente. Os elementos inicialmente eleitos renunciaram (questões de "lana caprina" foram o motivo para o abandono definitivo dos projectos iniciados), sendo, já muito em cima da data prevista para a realização das Festas, conseguida na tertúlia da tasca do Viana, uma comissão de emergência liderada pelo entusiasta e bairrista, Anselmo Marques.

Custo global das Festas - 80 contos, aproximadamente.
Na apresentação de contas, "sobraram" 3 contos que serviram para pintar a Igreja.

Factos mais relevantes
O Cortejo Luminoso e Alegórico, com saída da "Quinta do Pinheiro", teve a participação do Comércio e Indústria local. Referência para os seguintes carros: «A Dança do Cisne»; «Era Uma Vez Uma Carochinha» e «Campeonato Mundial de Futebol».
A Banda de Música de Freamunde fechava o Cortejo.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário