programa
13 de Julho
Alvorada - Ruidosa alvorada com foguetes e morteiros. Anunciação das Festas por um numeroso grupo de Zés P'reiras, Gigantones e Cabeçudos, que durante o dia percorrerão as ruas da Vila, já então ornamentadas a capricho pelo exímio ornamentador Sr. José Teixeira do Couto, de Paredes.
14 de Julho
07,00 - Alvorada com estrondosas girândolas de foguetes e morteiros.
08,00 - Entrada da Banda Marcial de Freamunde.
11,00 - Missa Solene subindo ao púlpito um distinto orador sagrado.
15,00 - Dará entrada a distinta Banda de Golães - Fafe.
18,00 - Saída da majestosa e tradicional Procissão de S. Sebastião.
22,00 - Início do surpreendente Arraial nocturno, com feéricas iluminações.
22,30 - Concertos musicais pelas já referidas Bandas.
24,00 - Começará a ser lançado em profusão o Fogo de Artifício confeccionado por 4 afamados pirotécnicos.
03,00 - Encerramento deste festivo dia com a tradicional e pitoresca corrida de uma bravíssima Vaca de Fogo.
Dia 15 de Julho
Durante a tarde, vários divertimentos incluindo a exibição dos Ranchos Folclóricos desta Vila. No fim da tarde, concerto pela Banda de Freamunde.
21,00 - Grande Festival de Variedades com os melhores artistas da Rádio e o Conjunto "Os Lacraus", da Vila das Aves.
23,30 - Desfile do grandioso e afamado Cortejo Luminoso e Alegórico no qual se incorporarão vários Ranchos Folclóricos, um numeroso grupo de Gigantones e Cabeçudos e vários atractivos, fornecidos pelo Clube dos Fenianos do Porto, Banda Marcial de Freamunde, atroador grupo de Zés P'reiras, conjuntos infantis de diversos significados e muitos e maravilhosos carros Alegóricos e publicitários.
24,00 - Grandiosa sessão de Fogo de Artifício.
As Festas encerrarão com uma furiosa Vaca de Fogo.
---
Durante os dias das Festas funcionarão: A Cantina das Escolas, com serviço de Bar e Restaurante. - O Bar dos Bombeiros Voluntários de Freamunde. - Inúmeras diversões tais como. automóveis eléctricos, carrocéis, etc...
curiosidades
Comissão Executiva - Alberto Correia Nogueira Nunes, Domingos Ferreira Lopes, Jaime de Barros Gomes e Rui Sousa Lopes Magalhães - a "presidência" estendeu-se a todos os membros.
(Dos oito elementos nomeados p'rá comissão, quatro renunciaram, por esta ou aquela razão, sobrando outros tantos).
![]() |
Comissão em reunião Da esquerda para a direita: Alberto Correia Nogueira Nunes, Rui Sousa Lopes Magalhães, Domingos Ferreira Lopes e Jaime de Barros Gomes |
Custo global das Festas - 95 contos, aproximadamente. Sobraram 7 contos que "ficaram" para a compra de um aspirador para a Igreja.
Factos mais relevantes
As reuniões dos comissionados realizavam-se, pontualmente, no "Café Popular", "Café Teles", carrinha da Torrefacção de Leigal..., onde calhasse.
O Festival de Variedades do dia 15, na Praça do Mercado, teve, para além do citado agrupamento musical "Os Lacraus", da Vila das Aves (só possível devido à boa vontade do freamundense, João Cardoso, naquela vila radicado), a participação da vizelense, Maria Albina, primeira, e única, cantora daquela vizinha povoação a editar em disco vinil. Gravou 3 "singles" (ep's com 4 canções cada) musicados por Renato Costa e algumas letras de autoria de sua mãe, Maria Arminda, como os célebres "Cuquinho da Ribeira" e "Tripeirinha da Sé".
O êxito do espectáculo foi rotundo. O ingresso no recinto, inflacionado (antes as entradas ficavam por 2$50), custava a módica quantia de 5$00.
Durante o ano realizaram, na ASMF, algumas sessões de cinema mas o lucro foi diminuto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário